Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça mais sobre as rapsódias no Caderno de Música.

No programa, um pouco da característica deste gênero, trechos de algumas das rapsódias mais conhecidas do período romântico

Caderno de Música

No AR em 06/10/2018 - 11:45

Neste sábado (06), o Caderno de Música segue falando sobre as rapsódias, composição livre escrita a partir de fragmentos de outras melodias, geralmente folclóricos ou populares.

As rapsódias mais conhecidas são as que possuem melodias extraídas de canções de determinadas regiões ou países. Dentre elas, destacam-se a “Rapsódia espanhola”, de Ravel, as “Rapsódias Húngaras”, de Liszt, “España, uma rapsódia de temas espanhóis”, de Chabrier; a “Rapsódia romena”, de Enesco; a “Rapsódia Galesa”, de German; a croata, de Mrvica; a americana, de John Serry; as Rapsódias persas, de Aminollah Hossein; as “Norfolk Rhapsodies”, de Vaughan Williams.

Muitas vezes a rapsódia se assemelha ao gênero “variações”. Porém, possuem uma estrutura bem mais livre, pois não necessariamente precisam repetir e variar os temas citados. As variações que Rachmaninoff escreveu sobre o tema de um capricho de Paganini possuem uma estrutura tão livre que o próprio compositor as intitulou de “Rapsódia”.

No programa, trechos desta Rapsódia, de Rachmaninoff e mais algumas importantes obras do gênero escritas no período romântico. 

Ouça no player acima.

O Caderno de Música vai ao ar todo sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  Rapsódias

Criado em 04/10/2018 - 16:03 - Episódio Caderno de Música 06/10/2018

Mais do programa