Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba quem foi Constanze Mozart, no Caderno de Música

O Caderno de Música inicia um especial com algumas personalidades importantes na vida de Mozart.

Caderno de Música

No AR em 05/01/2019 - 11:45

O mês de janeiro é marcado pelo nascimento de um dos compositores mais famosos da música clássica: Wolfgang Amadeus Mozart. E o Caderno de Música deste sábado (05) e das próximas semanas, vai apresentar alguns personagens que tiveram grande importância na vida pessoal e musical deste compositor. Nesta edição, o destaque será para a sua esposa, Maria Constanze Mozart, que nasceu em 5 de janeiro de 1762, na Alemanha. 

Vinda de uma família pobre, Constanze sempre teve contato com a música e aprendeu piano e canto durante a juventude, mas não chegou a chamar a atenção pela sua musicalidade. Mesmo sem o consentimento de Leopold Mozart, os jovens Wolfgang e Constanze se casaram em 1782 e, apesar de não ter sido um casamento perfeito, os dois estiveram juntos literalmente na riqueza e na pobreza. No final da vida de Mozart, o casal chegou a viver em situação de quase miséria. 

Em críticas sobre a vida e obra de Mozart, Constanze muitas vezes foi vista como uma figura ignorante, mesquinha, materialista e incapaz de apreciar a genialidade do marido. No entanto, tais julgamentos não possuem nenhuma base concreta, e o próprio Mozart, em algumas de suas cartas, reconheceu a importância de sua esposa em sua vida. Os esforços de Constanze para ao mesmo tempo proteger e divulgar o trabalho de seu marido, somados a uma biografia que ela ajudou a escrever, foram fundamentais para que a fama de Mozart perdurasse até os dias de hoje. 

 

Conheça mais no Caderno de Música. Neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  Mozart

Criado em 04/01/2019 - 15:26 - Episódio Caderno de Música 05/01/2019

Mais do programa