Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música homenageia Michel Legrand

Conheça no programa algumas das principais atuações deste grande pianista e compositor

Caderno de Música

No AR em 02/02/2019 - 11:45

No último dia 26 de janeiro, morreu, aos 86 anos, o compositor, arranjador e pianista francês Michel Legrand, deixando um grande legado musical. Ele era considerado um dos maiores nomes da música contemporânea e um dos principais compositores da história do cinema. E o Caderno de Música deste sábado faz uma homenagem a este grande nome da música universal contemporânea.

Com uma carreira de mais de 50 anos, Michel Legrand escreveu cerca de 200 obras para filmes de grandes diretores, como Godard, Robert Altman e Clint Eastwood. Ele é um dos mais importantes compositores para cinema, tendo recebido três prêmios Oscar, cinco Grammys, um Globo de Ouro, além de inúmeras indicações. Legrand nasceu em Paris em fevereiro de 1932 e iniciou na música por volta dos cinco anos de idade e, nesta época, já tinha o hábito de escrever pequenas composições. Ele se graduou com honras em piano e composição no Conservatório de Paris e, com um pouco mais de 20 anos, começou um sucesso desenfreado na composição, escrevendo para diferentes estilos e ocasiões, como cinema, teatro, estúdios, entre outros. 

Uma outra característica muito forte em Michel Legrand é a sua grande ligação com o jazz. Como pianista na área, ele escreveu diversas composições jazzísticas que foram interpretadas por grandes músicos internacionais, como Frank Sinatra, Peggy Lee, StanGetz e Sarah Vaughan. Ele também liderou bandas que contavam com nomes como Miles Davis, John Coltrane e Bill Evans. 

Conheça mais da vida e obra de Michel Legrand no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  Michel Legrand

Criado em 01/02/2019 - 12:07

Mais do programa