Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça os compositores indicados ao Oscar 2019

No programa, obras de Terence Blanchard, Nicholas Britell, Marc Shaiman, Alexandre Desplat e Ludwig Göransson

Caderno de Música

No AR em 23/02/2019 - 11:45

Marcada para o dia 24 de fevereiro, no famoso Teatro Dolby em Los Angeles, Califórnia, a 91ª cerimônia do Oscar possui atualmente 24 categorias e, no Caderno de Música deste sábado (23), conheça os indicados para Melhor Trilha Sonora.

O primeiro dos cinco indicados para o prêmio de Melhor Trilha sonora que o programa apresenta é o filme “Pantera Negra”, que inclusive tem chamado bastante a atenção por ser o primeiro filme de super-herói a concorrer ao prêmio de melhor filme. O longa também concorre ao prêmio nas categorias de melhor canção original, melhor edição e mixagem de som, direção de arte e figurino. A música de “Pantera Negra” foi escrita pelo sueco Ludwig Göransson. Apesar de já ter um certo reconhecimento na área pelas suas contribuições nos filmes “Rocky”, “Creed” e “Venon”, esta é a primeira vez que Göransson concorre sozinho ao prêmio da Academia. Pelo seu atual trabalho com a música de “Pantera Negra”, Ludwig Göransson já recebeu o prêmio Grammy e foi indicado para o Globo de Ouro, além de ser um dos favoritos para o prêmio Oscar.

Outro candidato ao prêmio de melhor trilha no Oscar 2019 é o compositor Terence Blanchard, pela música do filme “Infiltrado na Klan”. Embora também seja um estreante no Oscar, Terence Blanchard é um compositor e trompetista de jazz bastante conhecido, principalmente nos Estados Unidos, e sua parceria com o diretor Spike Lee já rendeu importantes trabalhos, como "Jungle Fever", “Malcolm X”, além de “Infiltrado na Klan”, que, além de melhor trilha sonora, também concorre como melhor filme, melhor diretor, ator coadjuvante, roteiro adaptado e edição.

E o Caderno de Música segue com a lista dos indicados ao prêmio de melhor trilha sonora do Oscar de 2019, com o filme “Se a Rua Beale Falasse”, que também concorre às categorias de melhor atriz coadjuvante e melhor roteiro adaptado. O compositor deste filme é Nicholas Britell, que já escreveu a trilha de outros importantes longas, como “A grande aposta” e “A Guerra dos sexos”, de 2017. Aliás, em 2017, Nicholas Britell teve seu trabalho mundialmente reconhecido pela delicada trilha do filme “Moonlight”, que recebeu indicação ao Oscar.

E quem também está na disputa pelo prêmio de melhor Trilha Sonora é o veterano Alexandre Desplat, desta vez pela música do filme “Ilha dos Cachorros”, que também concorre como melhor animação. Desplat já escreveu a trilha de diversos e importantes filmes, como “O Curioso Caso de Benjamin Button”, “O discurso do Rei” e os últimos filmes de “Harry Potter”. Ele possui mais de dez indicações ao Oscar ao longo da sua carreira, e já recebeu a estatueta pelos filmes “O Grande Hotel Budapeste”, de 2014, e “A forma da água”, do ano passado.

E o último candidato ao prêmio de melhor trilha sonora do Oscar de 2019 é Marc Shaiman, pela sua música para o filme “O Retorno de Mary Poppins”, que também concorre às categorias de melhor canção original, direção de arte e figurino. Conhecido tanto na área clássica quanto jazzística, Marc Shaiman já teve três indicações ao Oscar, pelos filmes “Meu querido presidente”, “O Clube das Desquitadas” e “Patch Adams – O Amor é Contagioso”.

Ouça trechos das trilhas indicadas ao Oscar 2019, no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  trilha sonora

Criado em 22/02/2019 - 09:43

Mais do programa