Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Série com as melhores pianistas continua no Caderno de Música

No programa, obras de Rachmaninoff, Mozart e Gottschalk, interpretadas por Hélène Grimaud, Mitsuko Uchida e Eudóxia de Barros.

Caderno de Música

No AR em 16/03/2019 - 11:45

Neste sábado (16) o Caderno de Música segue falando sobre algumas das mais importantes mulheres pianistas da atualidade.

Com uma sonoridade única e diversas possibilidade técnicas (como forte variação de intensidade e um registro que abrange quase todos os instrumentos de uma orquestra), o piano é um dos instrumentos mais comuns e utilizados por quase todos os compositores desde o seu surgimento. Por esta razão, não faltam grandes pianistas que se tornaram verdadeiras celebridades ao longo da história. Inclusive, muitos dizem que foi o compositor e pianista virtuoso do período romântico Franz Liszt quem trouxe a ideia de “Pop Star”, já que em suas apresentações ele conseguia levar ao delírio uma plateia composta maciçamente por meninas adolescentes.

E como foi dito no último programa, as mulheres pianistas, mesmo possuindo grande talento, muitas vezes só se apresentavam dentro de casa ou em ambiente familiar, pois não eram bem vistas dentro do meio artístico. Por esta razão, foram pouquíssimas mulheres que conseguiram ter o nome registrado dentro da história do instrumento. No Brasil, porém, encontramos nomes que fizeram verdadeira escola e conseguiram entrar para lista dos maiores do mundo, como é o caso de Chiquinha Gonzaga, Guiomar Novaes e Magda Tagliaferro.

Na sequência deste especial sobre as mulheres pianistas da atualidade, o programa traz mais algumas incríveis pianistas de diferentes nacionalidades que estão chamando a atenção de plateias em todo o mundo, com destaque para a francesa Hélène Grimaud, a japonesa Mitsuko Uchida e a brasileira Eudóxia de Barros.

O Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 15/03/2019 - 14:08 - Episódio Caderno de Música 16-03-19

Mais do programa