Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as características do período clássico no Caderno de Música

No programa, destaques são as composições de Carl Philipp Emanuel Bach e Mozart

Caderno de Música

No AR em 30/03/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (30) fala sobre o início de um dos períodos mais férteis e importantes da história da música ocidental: o Classicismo, de onde surgiram alguns nomes importantes como Mozart, Haydn e Beethoven.

Os estudos sobre a história da música ocidental costumam ser divididos, basicamente, em seis períodos: medieval, renascentista, barroco, clássico, romântico e contemporâneo. O destaque desta edição é o período que vai aproximadamente de 1750 a 1810, o chamado Classicismo. No início deste período, o centro da música européia se concentrava na região da Alemanha e é de lá que surge um estilo inspirado nos ideais da Grécia Antiga.

Focado na clareza, objetividade, simetria e elegância, o estilo chamado de Galante, tem sua maior expressão nas composições de Carl Philipp Emanuel Bach e na fase inicial de Haydn e Mozart. Embora considerada por alguns críticos e estudiosos como uma música superficial, sem profundidade, o que de forma alguma significa uma música fácil, o estilo Galante aproxima a música do ouvinte e exprime uma composição, ao mesmo tempo, refinada e agradável.

Com o amadurecimento do estilo e desenvolvimento dos instrumentos musicais, mais possibilidades musicais puderam ser exploradas como os crescendos e diminuendos na dinâmica da música, uma textura homofônica em que se privilegia apenas uma linha melódica acompanhada por acordes, uma estrutura formal mais definida e uma melodia mais cadenciada, com respiração entre as frases musicais e maior variação rítmica. Todos estes elementos característicos da música do período clássico vão de encontro com o que se trabalhava no período anterior, o barroco.

Foi no Classicismo, também, que se desenvolveu o piano, que adquiriu extrema importância e passou a ser o principal instrumento de teclas desde então. Com o piano, os instrumentistas passaram a ter um grande controle sobre o instrumento, podendo explorar maiores possibilidades interpretativas, fato que não ocorre em instrumentos de teclas de épocas anteriores, como o cravo.

 

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  classicismo

Criado em 28/03/2019 - 19:17 e atualizado em 28/03/2019 - 19:39 - Episódio Caderno de Música 30-03-2019

Mais do programa