Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música traz as principais pianistas da atualidade

Programa destaca a carreira da chinesa Yuja Wang, a ucraniana Valentina Lisitsa e a veterana pianista argentina Martha Argerich

Caderno de Música

No AR em 09/03/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (09) faz um especial em homenagem à semana do Dia Internacional da Mulher, e apresenta algumas das principais pianistas da atualidade.

O piano é um dos instrumentos mais comuns dentro da música de concerto praticamente desde o seu surgimento, no início do século XVIII. Neste período, as mulheres não eram muito bem vistas na música, principalmente se apresentando em teatros e grandes plateias. Por essa razão, como o piano era também um instrumento doméstico e muito presente dentro das casas, muitas mulheres mostravam seu talento apenas em festas de família ou eventos mais reservados.

Mesmo de forma bem discreta, algumas mulheres pianistas conseguiram garantir seu nome dentro da história do instrumento, desde o Classicismo, com Maria Anna Mozart (que muitos diziam que tocava melhor do que seu irmão Mozart), passando por Fanny Mendelssohn (irmã do famoso compositor Felix Mendelssohn), Clara Schumann (esposa de Robert Schumann), e até mesmo a nossa Chiquinha Gonzaga, que precisou passar por cima de vários preconceitos para garantir seu lugar no meio musical.

Do ambiente doméstico para grandes concertos. Atualmente, mesmo ainda existindo muita desigualdade, muitas mulheres vêm mostrando o seu talento e encantando as plateias de todo o mundo. Nesta edição, o programa destaca a carreira da chinesa Yuja Wang, a ucraniana Valentina Lisitsa e a veterana pianista argentina Martha Argerich.

O Caderno de Música vai ao ar neste sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 08/03/2019 - 12:44 - Episódio Caderno de Música 09-03-19

Mais do programa