Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a vida e obra de Shostakovich no Caderno de Música

Programa atende ao pedido da ouvinte Camila Carmem, que quer mais da história do compositor russo

Caderno de Música

No AR em 23/03/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (23) atende ao pedido da ouvinte Camila Carmem, de Copacabana. Ela gostaria de ouvir um pouco mais sobre a história do compositor Dmitri Shostakovich.

Ouça no player acima.

Considerado um dos mais importantes compositores do século XX, Shostakovich nasceu em São Petersburgo, em 25 de setembro de 1906. Considerado uma criança-prodígio tanto como pianista quanto como compositor, ele recebeu seus primeiros ensinamentos musicais com a sua mãe por volta dos oito anos de idade e, com um pouco mais de dez, já havia composto uma Marcha Fúnebre. Aos 13 anos, Dmitri Shostakovich já era considerado uma grande promessa pelo novo regime de governo russo, que na época buscava novas tendências.

Durante o período da Revolução Russa, em 1917, Shostakovich tinha 11 anos de idade. Portanto, sua vida e evolução musical estão fortemente associadas às mudanças sociais e políticas desta época. Nos anos 1930, porém, após a morte de Lênin e a tomada de poder de Stalin, as novas vanguardas passaram a não ser mais bem-vindas, e muitos artistas começaram a ser censurados, perseguidos ou marginalizados. Até mesmo Shostakovich, o músico prodígio e popular entre as plateias russas, foi obrigado a remover ou adaptar várias obras do seu repertório. A sua radical mudança de estilo pode ser facilmente observada em suas obras.

O Caderno de Música vai ao ar no sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 21/03/2019 - 14:55 - Episódio Caderno de Música 23-03-19

Mais do programa