Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe o que foi a Camerata Fiorentina?

Caderno de Música fala sobre este importante movimento artístico e intelectual do Período Barroco

Caderno de Música

No AR em 27/04/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (27) fala sobre a Camerata Fiorentina, importante movimento humanístico do início de transição entre o Período Renascentista e o Barroco. 

Ouça no player acima.

O barroco é tido como um dos períodos mais importantes para o desenvolvimento do canto. A fertilidade no campo da música vocal foi tamanha que inaugurou alguns dos mais importantes estilos da música ocidental, como a ópera e o oratório. 

Ainda no final do século XVI, na transição entre os períodos renascentista e barroco, surge em Florença, na Itália, a Camerata Fiorentina. O grupo, de caráter humanista, reunia músicos, escritores e aristocratas que discutiam sobre ciências, literatura, música e demais artes em geral. Durante tais discussões, começou-se a pensar na importância do canto e, principalmente, em sua letra. O canto, segundo os membros da Camerata Fiorentina, deveria ser claro, as palavras precisavam ser compreendidas e a música deveria acompanhar este processo. Este tipo de canto de linha vocal única, executada por um solista ou um coro em uníssono com acompanhamento harmônico, originou o recitativo das óperas.

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 26/04/2019 - 14:41

Mais do programa