Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Conheça as principais características do Período Barroco

No programa, obras de Monteverdi, Corelli, Scarlatti, entre outros.

Caderno de Música

No AR em 25/05/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (25) fala sobre a variedade estilística do Barroco, e destaca alguns dos principais compositores deste período.

A música barroca se iniciou no final do século XVI e durou até a metade do século XVIII. Este período possui um número variado de características de estilo, como o uso do baixo contínuo e a ênfase nos contrastes de textura, andamento e volume sonoro. Com isso, encontramos compositores de características bem diversificadas.

Para fins de registro, muitos estudiosos relacionam o marco inicial do período barroco com o surgimento da ópera “Orfeu”, de Claudio Monteverdi. Por esta obra, Monteverdi é considerado o precursor do gênero operístico e o compositor de transição entre o renascimento e o barroco. Além de Monteverdi, os compositores Giovanni Gabrielli e Heinrich Schütz também merecem destaque nesta fase inicial do Barroco. Este último, inclusive, é considerado o pai da música alemã e o compositor da primeira ópera deste país, “Dafne”, escrita em 1627.

Já no chamado barroco médio, podemos destacar o compositor Alessandro Scarlatti (fundador da escola operística napolitana e de uma linguagem musical que serviu como base para o Classicismo), Arcangelo Corelli (que deu grande contribuição à expansão do concerto grosso e ao repertório instrumental, em especial ao violino), Jean Baptiste Lully (compositor prolífico, que ficou muito conhecido por suas óperas e balés e cujo estilo foi imitado por vários outros compositores que o sucederam), e Henry Purcell (muito conhecido por suas óperas como “Dido e Eneas”, “O Rei Arthur” e “A Rainha das fadas”).

E no “Barroco Tardio” encontramos os nomes mais importantes deste período: Bach, Haendel, Vivaldi, Domenico Scarlatti, Couperin, Rameau, Telemann, entre outros. O Caderno de Música vai dedicar, na próxima semana, um programa inteiramente dedicado a esta fase final do Barroco. 

O Caderno de Música vai ao ar no sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 23/05/2019 - 20:12 - Episódio Caderno de Música 25-05-2019

Mais do programa