Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Música de São João é o destaque do Caderno de Música deste sábado

Programa fala sobre um dos ritmos mais característicos desta época do ano: o baião

Caderno de Música

No AR em 29/06/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (29) entra no clima das festividades juninas e fala sobre um dos ritmos mais característicos desta época do ano: o baião.

A festa junina é o segundo mais importante evento popular brasileiro, e tem origens na cultura europeia da época da Idade Média. Ela foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, mas sofreu várias adaptações em nosso território, onde foram incorporadas as nossas riquíssimas tradições. Alguns dos ritmos musicais mais comuns nas nossas festas juninas são, na maior parte das vezes, oriundos do nosso Nordeste brasileiro, como o xaxado, xote, samba-de-coco, e o mais famoso de todos: o baião. 

A origem do baião é bastante controversa. Alguns estudiosos dizem que o gênero surgiu na Espanha; outros acreditam que ele provém de uma das modalidades do lundu, um estilo musical genuinamente africano. Mas, de uma coisa podemos ter certeza: o baião, tal como conhecemos hoje em dia, surgiu no Nordeste brasileiro, e o seu ritmo marcante e contagiante é conhecido e apreciado em todo o país.

Os instrumentos mais utilizados no baião são: viola caipira, sanfona, triângulo, flauta doce, pandeiro e rabeca, e normalmente são intercalados ao canto. A temática do baião, na maior parte das vezes, é sobre o cotidiano dos nordestinos e as dificuldades da vida, como na famosa canção "Asa Branca", de Luis Gonzaga, que fala do sofrimento do sertanejo em função da seca nordestina.

Ainda na sua origem, o baião recebeu influências das modas de viola, da música caipira, e de danças indígenas. O gênero se tornou nacionalmente reconhecido a partir da segunda metade da década de 1940, principalmente através de Luiz Gonzaga, chamado de “O Rei do Baião”, e Humberto Teixeira, o “Doutor do Baião”. Os dois abriram caminho para outros grandes artistas que se destacaram no gênero, como Dominguinhos, Hermeto Pascoal, Sivuca e Carmélia Alves.

Não perca! Caderno de Música vai ao ar sábado, às 11h45, na MEC FM.

Ouça ao vivo pelo player abaixo:

Criado em 28/06/2019 - 10:16 - Episódio Caderno de Música 29-06-2019

Mais do programa