Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Acompanhe o especial "20 anos sem Joaquín Rodrigo", no Caderno de Música

No programa, confira a trajetória artística e obras de diferentes fases deste grande compositor espanhol do século XX

Caderno de Música

No AR em 06/07/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (06) faz um especial “20 anos sem Joaquín Rodrigo” e relembra a história deste grande compositor espanhol do século XX. 

Joaquín Rodrigo Vidre nasceu em Sagunto, Espanha, em 22 de novembro de 1901, e faleceu em Madri, em 6 de julho de 1999. Com apenas quatro anos, ele foi atingido por um surto de difteria e perdeu totalmente a sua visão. Tal acontecimento, entretanto, segundo o próprio compositor, foi o que o aproximou da sua grande vocação: música. Joaquín estudou em uma escola específica para cegos e logo demonstrou grande interesse pela literatura e pela música.

Joaquín Rodrigo teve aulas com Francisco Antich, Enrique Gomá, Eduardo Lopez Chavarri e Paul Dukas, na École Normale de Musique. Já no início dos anos 1920, Ele se tornou pianista e compositor das novas correntes vanguardistas. As primeiras obras se caracterizavam por um delicado lirismo pessoal e cores orquestrais arriscadas que lembravam os compositores Ravel, Granados, e seu mestre Paul Dukas. 

Com um pouco mais de 20 anos, Joaquín Rodrigo já havia escrito obras bastante significativas, mas o seu maior sucesso veio com as suas composições para o violão, com destaque para a sua "Fantasia para un gentilhombre" e o famosíssimo Concerto de Aranjuez, um dos expoentes máximos da música espanhola.

Ouça no player acima.

Confira mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 05/07/2019 - 10:38

Mais do programa