Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba o que significa "Carmina Burana", no Caderno de Música

Programa fala sobre a história destes manuscritos medievais e sobre a sua relação com a cantata de mesmo nome de Carl Orff

Caderno de Música

No AR em 20/07/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (20) fala sobre o conjunto de texto medievais “Carmina Burana”, e a sua relação com a música de mesmo nome do compositor alemão do século XX, Carl Orff.

Em 1847, na cidade alemã de Benediktbeuern, o estudioso de dialetos Johann Andreas Schmeller encontrou e publicou este manuscrito composto por 254 poemas e textos dos séculos XI, XII e XIII. Foi o próprio Schmeller quem deu o nome de “Carmina Burana”. Estes textos eram muito famosos na época medieval e se tratavam de poesias de caráter profano escritas por diferentes poetas, com culturas e ideologias diversas e, por isso, os seus estilos são bastante diversificados.

Embora esses manuscritos fossem predominantemente em forma de poesia, elas eram cantadas pelos trovadores da época. Alguns dos registros encontrados possuíam, além do texto, a indicação melódica da música, porém em uma escrita não muito precisa. Diversos grupos especializados em música antiga resolveram musicar alguns poemas do manuscrito “Carmina Burana”, tentando se aproximar ao máximo do que era produzido na época. Em 1936, o compositor alemão pegou cerca de 20 dos 254 poemas de Carmina Burana e os musicou de forma totalmente nova, embora imitasse algumas características musicais típicas do período medieval, como o canto gregoriano e os intervalos de quinta justa. 

Ouça no player acima.

Conheça mais no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Criado em 19/07/2019 - 14:33 - Episódio Caderno de Música 20-07-2019

Mais do programa