Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música fala de 280 anos de nascimento de Carl Ditters von Dittersdorf

Programa traz a vida e obra deste importante violinista e compositor austríaco do Período Clássico

Caderno de Música

No AR em 02/11/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (02) faz uma homenagem aos 280 anos de nascimento de Carl Ditters von Dittersdorf

Ouça no player acima.

Quando se fala em Período Clássico, normalmente vem à mente a famosa tríade: Haydn, Mozart e Beethoven. De fato, estes três compositores representam muito bem os diferentes momentos do Classicismo. Este período foi um dos mais férteis da história da música, em especial em Viena, na Áustria, que é considerada até hoje a Capital Mundial da Música. E foi nesta cidade que nasceu, em 2 de novembro de 1739, o importante compositor e violinista Carl Ditters von Dittersdorf

Dittersdorf começou a estudar música com seis anos de idade, e com um pouco mais de dez já ocupava um cargo de violinista na orquestra da igreja beneditina de Freyung. Seu talento logo chamou a atenção do príncipe Joseph de Saxe-Hildburghausen, que o contratou como violinista da corte. Desde cedo, Dittersdorf também mostrava grande capacidade na arte da composição, tendo recebido, incialmente, grandes influências do grande nome da ópera do início do Classicismo, Christoph Willibald Gluck e, posteriormente, se tornado amigo próximo de ninguém menos do que Joseph Haydn.

Ao longo da sua trajetória, Dittersdorf obteve vários cargos em diversas cortes, que vão desde violinista, até mestre de capela e compositor. Ele trabalhou por mais de vinte anos como compositor da corte de Hofkomponist, onde teve oportunidade de mostrar sua versatilidade, compondo praticamente em todos os formatos musicais. 

Embora sempre procurasse se espelhar em obras dos grandes compositores da sua época, como Haydn e Mozart, Dittersdorf preservou uma personalidade bem própria em suas composições. Ele escreveu cerca de 120 sinfonias, além de oratórios, cantatas, quartetos de cordas, músicas de câmara, peças para instrumento solo e diversos concertos (entre os quais dois são para contrabaixo e um para viola). Nos últimos anos de sua vida, Dittersdorf supervisionou produções operísticas e editou suas próprias músicas. Ele morreu em 24 de outubro de 1799, aos 59 anos, pouco depois de terminar sua autobiografia.

O Caderno de Música vai ao ar todo sábado, às 11h45, na MEC FM
 

Criado em 31/10/2019 - 10:32

Mais do programa