Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música fala sobre os Noturnos

Programa traz principais características deste estilo surgido no período romântico, com destaque para obras de Field, Debussy e Chopin

Caderno de Música

No AR em 19/10/2019 - 11:45

O Caderno de Música deste sábado (19) fala sobre os "Noturnos", tipo de composição consolidado no Período Romântico.

Ouça no player acima.

O noturno, como o próprio nome sugere, é um tipo de composição que evoca a noite, ou é inspirada por ela, e traz uma característica serena ou meditativa. Os principais registros apontam o compositor e pianista irlandês John Field como o primeiro a escrever obras com este caráter e sob este título. Field viveu entre 1782 e 1837, e é lembrado até hoje por seu conjunto de dezoito Nocturnes, todos compostos para piano solo e com uma atmosfera única, que posteriormente inspirou os famosos noturnos de Chopin. 

Com o seu conjunto de 18 noturnos compostos entre 1812 e 1836, John Field é considerado o Pai do Noturno Romântico, pois foi ele que trouxe este tipo de composição, geralmente para piano solo, com uma melodia cantante sobre um acompanhamento arpegiado. Porém, foi Frédéric Chopin quem consolidou o noturno e compôs as principais obras neste estilo. 

Conheça mais deste estilo musical no Caderno de Música. Sábado, às 11h45, na MEC FM.

Tags:  Música

Criado em 18/10/2019 - 10:35

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa