Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música conta a história do instrumento musical acordeão

Ouça um repertório composto para o instrumento em diversos lugares do

Caderno de Música deste sábado (28) fala sobre o acordeão, instrumento bastante popular em várias regiões brasileiras e que pode ser encontrado tanto em manifestações folclóricas como em salas de concerto.

 

O acordeão é um aerofone, ou seja, seu som é produzido pela passagem de ar, e tem como antecessor o cheng, instrumento milenar de origem chinesa, criado por volta de 2700 antes de Cristo. Para emissão de som no cheng é preciso que o instrumentista assopre um canudo enquanto controla a saída de ar por tubos de bambu. Milênios se passaram até que o primeiro modelo de acordeão fosse inventado no início do século 19 na Alemanha, por Cyrillus Demian, que se inspirou no instrumento chinês.

 

Existem quatro tipos básicos de acordeom: o de botões e teclado, também chamado de piano, que é o acordeom propriamente dito; a concertina, que se assemelha ao de teclado mas possui botões no lugar de teclas; a gaita-ponto, de formato mais retangular e constituído também somente por botões; e o bandoneon, parecido com a gaita-ponto, mas com tamanho maior.

 

O instrumento é encontrado na música folclórica de todo o mundo. Na Europa, por exemplo, o encontramos na musette francesa, na tarantela italiana e na polca da Bohêmia. Nas Américas, o acordeão está presente no country norte-americano, no merengue da Repúlica Dominicana, na Argentina e no Brasil.

 

No programa, algumas músicas compostas para o instrumento em diversos lugares do mundo.

 

Caderno de Música vai ao ar no sábado, às 11h30, na MEC FM Rio.

 



Criado em 27/03/2015 - 16:41 e atualizado em 27/03/2015 - 13:51

Mais do programa