Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música inicia série sobre os sistemas de organização da música

Conheça, nesta edição, algumas das principais características da

Neste mês de maio, o Caderno de Música vai falar sobre os principais sistemas de organização da música, que são: o modalismo, o tonalismo, o politonalismo, o serialismo e o atonalismo. O programa mostra como o desenvolvimento e emprego de tais sistemas pelos compositores foi decisivo no decorrer da história da música, e também na própria forma como a percebemos ao longo dos tempos.

 

A edição deste sábado (02) apresenta o sistema mais antigo do qual se tem registro: o modalismo. Embora não haja uma escrita fidedigna da música feita na Grécia Antiga, existem alguns registros dos instrumentos e do sistema utilizado para fazer música nesta época.

 

O sistema modal era empregado extensivamente pelos compositores e até mesmo receitados como se fossem remédios: de acordo com a enfermidade do paciente, receitava-se ouvir música em determinado modo e por um determinado número de vezes ao dia. Os modos eram muitos e recebiam seu nome de acordo com a região da Grécia a qual tinham origem. Por exemplo, o modo dórico era referente a região da Dória, enquanto o modo Lócrio teve sua origem na cidade de Locri, correspondente a atual Calábria no sul da Itália.

 

Na Idade Média, por volta do século 9, a Igreja, por meio do papa Gregório I, reorganizou os modos gregos, que passaram a ser conhecidos como modos eclesiásticos, litúrgicos ou gregorianos. É desta mesma época e por intermédio deste mesmo papa que o canto gregoriano, uma forma específica de cantochão, se popularizou e até hoje é cantado principalmente na igreja Católica.

 

Ouça, no programa, alguns exemplos de músicas modais compostas no período medieval e algumas peças com características modais.

 

Caderno de Música vai ao ar no sábado, às 11h30, na MEC FM Rio.

 



Criado em 30/04/2015 - 20:02 e atualizado em 30/04/2015 - 16:42

Mais do programa