Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Caderno de Música fala sobre a vida e a carreira de Tchaikovsky

O programa responde à pergunta da estudante de Pedagogia Camila Primo,

Caderno de Música deste sábado (11) responde à estudante de pedagogia Camila Primo, que enviou a sua pergunta para o whatsapp da Rádio MEC: (21) 99710-0537. A ouvinte gostaria de saber sobre a vida e a carreira do compositor romântico Piotr Ilich Tchaikovsky, que nasceu em 7 de maio de 1840 na província russa de Vyatka.

 

Dentre os compositores russos de sua época, Tchaikovsky é considerado o mais popular e o mais universalista por juntar a música tradicional russa com a técnica de escolas composicionais de outras partes da Europa, como a Alemanha. E dentre os românticos, Tchaikovsky é um dos mais versáteis, pois além de grande sinfonista, escreveu aberturas, poemas sinfônicos, concertos, óperas, além de obras vocais, solos e para música de câmara. 

 

Além das suas famosas obras, como os seus balés e sinfonias, o compositor chama a atenção por sua instabilidade emocional devido a uma suposta homossexualidade não assumida, relatada inclusive em diários e cartas, porém de forma não explícita.

 

Conheça um pouco mais sobre a vida e a carreira de Tchaikovsky no Caderno de Música, que vai ao ar aos sábados, às 11h45, na MEC FM Rio.



Caderno de Música estreia em novo formato

Criado em 10/07/2015 - 17:55 e atualizado em 10/07/2015 - 17:51

Mais do programa