Ouça ao vivo apuração do Grupo Especial do carnaval 2016 no Rio de Janeiro

A apuração das notas dos jurados que avaliam o desempenho das 12 escolas da Grupo Especial na Sapucaí terá início às 16h45
Desfile das escolas de samba, na Sapucaí, no carnaval 2016 do Rio de Janeiro
Desfile das escolas de samba, na Sapucaí, no carnaval 2016 do Rio de Janeiro Alexandre Macieira / Riotur

Hoje (10) é dia de conhecer a escola de samba campeã da divisão especial do carnaval do Rio de Janeiro, em 2016. A apuração das notas dos jurados que avaliam o desempenho das 12 escolas da Grupo Especial na Sapucaí terá início nesta quarta-feira (10) às 16h45, mas a partir das 15h, na Rádio Nacional do Rio de Janeiro AM (1.130KHz) e MEC AM (800kHz) já estarão ao vivo.

 

Para ouvir ao vivo a apuração do carnaval 2016 no Rio de Janeiro, clique no player abaixo:

 

 

Estácio de Sá, União da Ilha, Beija-Flor, Grande Rio, Mocidade, Unidos da Tijuca, Vila Isabel, Salgueiro, São Clemente, Portela, Imperatriz e Mangueira disputam o título de escola campeã do carnaval carioca de 2016.

 

Como será a apuração

 

Antes, às 12h20, os presidentes das doze agremiações se reunirão com a diretoria da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), na sede da entidade, para fazer o sorteio que definirá a ordem de abertura dos envelopes, quesito por quesito. O último quesito a ter as suas notas anunciadas será o primeiro usado para o avaliar o desempate das agremiações com a mesma pontuação; persistindo a igualdade, o desempate será feito no quesito anterior e, assim, sucessivamente.

 

Ao todo, os jurados vão escolher quem foram os melhores dos desfiles nos quesitos bateria, samba-enredo, harmonia, evolução, enredo, alegorias e adereços, fantasias, comissão de frente, mestre-sala e porta-bandeira. Em todos os quesitos, quatro jurados vão dar as notas e a menor é descartada.

 

Entenda como funciona o julgamento e os quesitos das escolas de samba

 

As seis primeiras classificadas retornarão ao Sambódromo no próximo sábado (13), para o desfile das campeãs. A última colocada será rebaixada e desfilará no Grupo de Acesso Série A, da Liga Independente das Escolas do Rio de Janeiro (Lierj), no Carnaval de 2017.

 

A escola vencedora do Grupo de Acesso Série A também será conhecida nesta quarta-feira, os envelopes serão abertos após a apuração do Grupo Especial.  A vencedora desfila no ano que vem no Grupo Especial.

Portal EBC
em
10/02/2016 - 09:25
atualizado em
10/02/2016 - 15:32