Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Rádio MEC lança programa Circular Brasil neste domingo

Produção apresentada por Marcelo Guima traz painel da música instrumental no país

Circular Brasil

No AR em 14/03/2019 - 12:22

Traçar um panorama sobre a música instrumental brasileira contemporânea: esse é o mote do programa Circular Brasil, nova atração que a Rádio MEC estreia neste domingo (17), às 21h, com produção e apresentação do músico Marcelo Guima. O programa revela o que é feito atualmente na música instrumental nas cinco regiões do país sem deixar de observar e reconhecer a importância do que já foi realizado por artistas de outras gerações.

Clique no player abaixo para ouvir o primeiro episódio do programa, disponibilizado com exclusividade na web:

Para Marcelo Guima, a produção torna-se uma vitrine para o trabalho da música instrumental brasileira ao destacar a essência da cultura regional. "O Circular Brasil pretende valorizar as matrizes musicais do país ao mostrar a qualidade de arranjos e engenhosidade dos artistas brasileiros. A gente busca reafirmar a identidade nacional", explica.

Marcelo Guima


Cada programa conta com a apresentação de composições de três músicos de regiões diferentes do país. As obras desses artistas reverenciam a diversidade da cultural nacional através da própria maneira de se fazer música em cada estado. O repertório dos homenageados costura a atração com breves comentários do apresentador.

Na edição de estreia neste domingo, a produção da Rádio MEC aborda as canções do músico mineiro Jairo de Lara, o cancioneiro do baiano Jurandir Santana e o som do Quarteto Romançal, de Pernambuco. A temporada ainda prevê programa especiais e homenagens a personalidades que partiram cedo, como o tributo ao percussionista Naná Vasconcelos, recordando o álbum "Chegada" (2005) do saudoso recifense.

De acordo com Marcelo Guima, o Circular Brasil resgata o projeto de festival da música instrumental brasileira idealizado por ele que, entre 2006 e 2010, percorreu diversas cidades. "O programa é inspirado em uma iniciativa homônima que dirigi e passou por dez capitais do país, com grandes ícones da música e novos talentos", comenta o músico.

Em 52 edições de 55 minutos, o programa é veiculado semanalmente aos domingos, a partir das 21h, simultaneamente, na Rádio MEC FM 99,3 MHz e na Rádio MEC AM 800 kHz, no Rio de Janeiro.

O conteúdo do Circular Brasil também pode ser acompanhado por ouvintes de todo o país. As edições do programa estão no site http://radiomec.ebc.com.br/ e no aplicativo Rádios EBC, disponível nos sistemas Android e IOS.

Sobre o apresentador

Violonista, compositor e cantor, Marcelo Guima atua na área de música desde o início dos anos 1990. Natural do Rio de Janeiro, o artista foi criado em Brasília, onde fez Bacharelado em Violão na UnB. Pós-graduado em Educação Estética pela Unirio, ele combina vivência, teoria e prática no universo artístico, com destaque para a produção de trilhas sonoras.

O meio radiofônico não é novidade para o músico. Guima já teve experiências anteriores - inclusive na própria Rádio MEC, onde produziu e apresentou o programa "Ouvindo Música" de 2004 a 2015, totalizando 1.673 programas realizados. Na mesma época, entre 2006 e 2015, Marcelo Guima também produziu e apresentou o programa "Arte Petrobras" na Rádio MPB FM, com 387 edições.

Serviço

Circular Brasil – estreia domingo, 17/3, às 21h, na Rádio MEC FM 99,3 MHz

Circular Brasil – estreia domingo, 17/3, às 21h, na Rádio MEC AM 800 kHz

Rádios EBC, disponível nos sistemas Android e IOS.

Site: http://radiomec.ebc.com.br/

Tags:  Circular Brasil

Criado em 14/03/2019 - 12:22

Mais do programa