Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quarteto de Cordas da UFF abre série de concertos pelos 35 anos da MEC FM

O Concerto MEC das segundas-feiras passa a ter uma edição ao vivo direto do Teatro Dulcina

Concerto MEC

No AR em 14/05/2018 - 12:00

O Concerto MEC desta segunda-feira (14/05) foi transmitido diretamente do teatro Dulcina. A edição ao vivo do programa é mais uma das ações que celebram os 35 anos da Rádio MEC FM

Toda segunda, ao meio-dia, o público é convidado a assisitir as atrações que estarão ao vivo no Teatro Dulcina, na Cinelândia, Rio de Janeiro, ou a acompanhar pelo Rádio esta série especial batizada de Concerto MEC ao vivo - especial MEC FM 35 anos. 

Quarteto de Cordas da UFF abriu essa série de concertos.

O programa foi ao ar segunda-feira (14), às 12h, na MEC FM. 

Ouça no player acima.

PROGRAMA:

Joseph Haydn (1732-1809)

Quarteto de Cordas em Dó Maior nº 3 , Op. 76 “Imperador” 10’

-Poco Adagio

- Minuetto

Ernst Mahle (1929)

Suite  ‘Viajando pelo Brasil’ I, para quarteto de cordas 6’

I. Eu não vim para ficar (Maranhão).

II. São João Dararão (Piaui).

III. Menino Vá Dormir (Sergipe).

IV. Meu Guriabá (Alagoas).

V. Eh, Morena (Minas).

VI. Jacaré (São Paulo).

Wolfgang Amadeus Mozart (1756-1791) 

Eine Kleine Nachtmusik, K. 525 20’ 

I. Allegro

II. Romanze: Andante

III. Menuetto: Allegretto

IV. Rondo: Allegro

Pixinguinha (1897-1973) / João de Barro (1907-2006)

Carinhoso (Arranjo para Quarteto de Cordas – Luiz Fernando Zamith) 4’

Tom Jobim (1927-1994) / Vinícius de Morais (1913-1980)

Eu sei que vou te amar (Arranjo para Quarteto de Cordas - Luiz Fernando Zamith) 4

 

Abaixo, os comentários do Quarteto  sobre a seleção de repertório:

Nós do Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense nos regozijamos com o convite feito pela produção da Rádio MEC FM 99,3 FM RJ para apresentamos um programa bem característico e, ao mesmo tempo, inovador para vocês. A comemoração dos 35 anos de uma das poucas rádios focadas prioritariamente na rádio difusão da música de concerto brasileira e universal não poderia passar em branco. Além disso, é notável a busca da MEC FM em mesclar a música de concerto com outras linguagens musicais como o jazz, o choro, dentre outras, em sua programação. 

Dentro desta perspectiva, elaboramos este programa. Começamos o concerto de hoje com dois movimentos de uma das obras mais icônicas da música composta para quarteto de cordas. 

Joseph Haydn, compositor austríaco do período clássico (Século XVIII), é considerado por muitos o “pai dos quartetos de cordas”, tendo sido o primeiro compositor a consolidar a escrita de obras musicais para esta formação hoje tradicional e muito cultuada mundo a fora de, dois violinos, uma viola e um violoncelo. Tocaremos dois movimentos do quarteto de cordas nº 62 em dó maior, Op. 76, No. 3, também conhecido como quarteto “Imperador”.  

Seguimos com a obra do teuto-brasileiro Ernst Mahle, nascido em 1929 em Stuttgart, Alemanha. Radicado no Brasil desde 1952, adotou o Brasil como pátria e desenvolveu intensa atividade composicional e pedagógica em nosso país. A Suíte Viajando Pelo Brasil 1 foi composta originalmente para quarteto de cordas, e reúne melodias folclóricas encontradas nos estados listados ao lado do nome do movimento. Mahle propõe ao ouvinte uma viagem musical pelo nosso país através da rica variedade melódica e de caráter musical encontrada nestes movimentos. 

A tradicional obra de Mozart “Eine Kleine Nachtmusik” ou “Uma Pequena Serenata Noturna” entra nesta ocasião com um gosto especial. Raramente o público escuta esta belíssima obra em sua íntegra, normalmente conhecendo apenas o primeiro movimento. É considerada por muitos como a obra mais conhecida deste compositor.

Encerramos esta festa musical com duas canções icônicas da nossa música. A antológica obra “Carinhoso” de Alfredo da Rocha Vianna Filho, o nosso Pixinguinha. Esta obra foi composta entre 1916 e 1917. Sabe-se que a letra de João de Barro, como era conhecido o compositor Carlos Alberto Ferreira Braga foi inserida na melodia de Pixinguinha por volta dos anos 1930. Pelas mãos do nosso saudoso colega Luiz Fernando Zamith, ouviremos também uma bela versão de “Eu sei que vou te amar” de Tom Jobim e Vinícius de Morais arranjada especialmente para esta formação musical. Zamith nos deixou há poucos meses, após anos em uma extensa atividade como violoncelista de orquestra e de gravações para a música popular brasileira, Zamith assina também o arranjo de Carinhoso.

Tomaz Soares

O Quarteto de Cordas da Universidade Federal Fluminense é formado por: Tomaz Soares, primeiro violino; Ubiratã Rodrigues, segundo violino; Nayran Pessanha, violista licenciado; Jessé Máximo Pereira, violista convidado;David Chew, cello.

Criado em 11/05/2018 - 12:00 - Episódio Quarteto de Cordas da UFF no Concerto MEC ao Vivo

Mais do programa