Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Elodie Bouny e Andrea Ernest Dias - duo é próxima atração do Concerto MEC Especial

As instrumentistas mostram suas afinidades estéticas e repertório eclético

Concerto MEC

No AR em 04/06/2018 - 12:00

Concerto MEC desta segunda-feira (04) segue com a série comemorativa dos 35 anos da Rádio MEC FM, e será transmitido diretamente do Teatro Dulcina

Toda segunda, ao meio-dia, o público é convidado a assistir as atrações que estarão ao vivo no Teatro Dulcina, na Cinelândia, Rio de Janeiro, ou a acompanhar pelo Rádio esta série especial batizada de Concerto MEC ao vivo - especial MEC FM 35 anos

A atração desta segunda será o duo formado pelas virtuosas instrumentistas Elodie Bouny (violão) e Andrea Ernest Dias (flauta).

Ouça no player acima.

Programa do Concerto:

Radamés Gnattali - "Sonatina para flauta e violão" - 15’

I. cantando com simplicidade ; II. adagio expressivo e poco rubato;III. movido

Franz Schubert - "Ständchen" (serenade) - 4’

Moacir Santos - "Jequié" - 4'

Francisco Gonzales - "Danza de los amantes efimeros" - 6’

Paulo Jobim – "Valse" - 4’

Elodie Bouny - "Ode Urbaine" - 3’

Astor Piazzolla - "Invierno Porteño" - 6’

Sobre o Duo:

O duo formado pelas virtuosas instrumentistas estreou recentemente com grande sucesso na edição 2017 do Festival Mimo, em Paraty, oferecendo ao público um repertório de altíssima qualidade, com peças originais em arranjos inéditos.

O duo explora os silêncios, texturas, formas, estilos e timbres de obras da da primeira-dama do samba, Dona Ivone Lara, da própria Elodie e de autores eruditos e populares, como Radamés Gnattali, Toru Takemitsu, Franz Schubert, Moacir Santos e Astor Piazzolla. O encontro da flautista Andrea e da violonista Elodie evidencia suas afinidades estéticas, forjadas pelas melhores escolas francesa e brasileira para a interpretação musical.

Andrea Ernest Dias 

Flautista da Orquestra Sinfônica Nacional–UFF e dos grupos Trio 3-63, Abstrai Ensemble, Banda Ouro Negro, Carlos Malta & Pife Muderno, Banda de Câmara Anacleto de Medeiros, Quarteto Rapsódico e Quinteto Pixinguinha.

Apresentou-se em importantes salas de concerto como Carnegie Hall e Lincoln Center em Nova York; Forbidden Hall, em Pequim; Cité de la Musique, em Paris; Centre National de Musique, em Marselha; Theatro Municipal e Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro;Sala São Paulo; Palácio das Artes, em Belo Horizonte; Theatro da Paz em Belém e Teatro Amazonas, em Manaus, entre outras.

Sua flauta é ouvida em gravações para Baden Powell, Caetano Veloso, Chico Buarque, Edu Lobo, Guinga, Moacir Santos, Rosa Passos, Cássia Eller, Milton Nascimento, Zé Kéti.

Como solista, produziu e lançou os CDs Muacy (Sambatown, 2014), Choros Amorosos (Fina Flor, 2010), Em torno de Villa-Lobos (Fina Flor, 2010), Trio 3-63 (Sambatown, 2009) e Andrea Ernest Dias - flauta e Tomás Improta - piano (Biscoito Fino, 2005).

Doutora em flauta pela Universidade Federal da Bahia, é autora do livro “Moacir Santos, ou os Caminhos de um Músico Brasileiro” e idealizadora e diretora artística do Festival Moacir Santos.

Elodie Bouny

Nascida em Caracas, a violonista e compositora cresceu em Paris, onde efetuou um percurso de estudos clássicos completo, voltado para o violão erudito, no Conservatório de Boulogne. Aperfeiçoou-se com Pablo Márquez no Conservatório de Estrasburgo, onde abriu seu campo de trabalho, em especial para a música antiga e a improvisação. No Rio de Janeiro, integrou a Camerata de Violões e obteve o título de mestre em educação musical pela Escola de Música da UFRJ, onde é doutoranda em composição.

Em parceria com Yamandu Costa orquestrou diversas peças – suíte Passeios, para violão de sete cordas, acordeom e orquestra; concerto Fronteira, para violão de sete cordas e orquestra, entre outras – que foram tocadas em salas prestigiosas (Salle Pleyel, em Paris; Teatro São Pedro, em Porto Alegre; Teatro Cine Odeon, em Cuiabá; Rotkäppchen Sektkellerei, em Leipzig; La Philharmonie, de Paris) sob a regência de Antônio Borges-Cunha, Leandro Carvalho, Kristjan Jarvi e Alondra de La Parra.

Em 2013 lançou o livro “Violonista de Formação Erudita e Violonista de Formação Popular: investigando as diferenças na formação musical”. Seu primeiro CD solo, Terra Adentro (A Casa Produções, 2011), é dedicado a repertório latino-americano e tem produção artística de Yamandu Costa.

Concerto MEC vai ao ar de segunda a sexta-feira, ao meio-dia, na Rádio MEC FM Rio.

 

Criado em 01/06/2018 - 14:51 - Episódio Elodie Bouny e Andrea Ernest Dias

Mais do programa