Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira Marco Catto e Rafael Ruiz no Concerto MEC Especial

O Duo apresenta obras para viola e piano de Mendelssohn, Schumann e Brenno Blauth

Concerto MEC

No AR em 12/11/2018 - 12:00

Concerto MEC desta segunda-feira (12) segue com a série comemorativa dos 35 anos da Rádio MEC FM diretamente do Teatro Dulcina. Esta edição traz o Duo Marco Catto e Rafael Ruiz, com um programa de obras para viola e piano. 

Os concertos são gratuitos, com transmissão ao vivo do Teatro Dulcina (Rua Alcindo Guanabara, 17, Centro).

Ouça o programa na íntergra pelo player acima.

Programa:

Felix Mendelssohn (1809 - 1847)

Sonata em Dó menor para viola e piano, MWV Q 14 (1924).

I - Adagio/Allegro

II- Menuetto

 

Robert Schumann (1810 - 1856)

Märchenbilder – Quatro peças para viola e piano.

I - Nicht Schnell

II - Lebhaft

III - Rasch

IV - Langsam

 

Brenno Blauth (1933 - 1993)

Sonata T.22 para viola e piano.

I - Dramático

II - Evocativo

III - Agitato

 

Marco Catto

Formado pelo Instituto de Artes da UNESP, o paulista Marco Catto mudou-se para a Hungria em 2004, onde estudou como bolsista da Fundação Vitae na Franz Liszt Music Academy em Budapeste. Foi membro da orquestra Ventoscala Szimfonikus Zenekar e apresentou-se como solista da Orquestra Sinfônica de Szolnok. Em 2006 iniciou o seu mestrado na DePaul University em Chicago, graduando-se com honras na classe do renomado violinista Ilya Kaler. Nos Estados Unidos foi membro da Civic Orchestra of Chicago, Advent Chamber Orchestra, e da DePaul Symphony Orchestra. Participou de festivais e cursos de férias em Itu, Curitiba, Tatuí, Campos do Jordão, São Paulo e Zeist/Holanda, onde apresentou-se em Master Classes com professores como Chain-Taub, Shmuel Ashkenasi (Israel), Eric Friedman, Sidney Hart, Jerrold Rubenstein (EUA) e Matias Tacke (Alemanha). Atualmente é spalla da Orquestra Sinfônica da UFRJ, violista e diretor da orquestra Johann Sebastian Rio e membro fundador do Trio Paineiras.

 

Rafael Ruiz

Rafael Ruiz é uma das mais fortes revelações do piano brasileiro da nova geração. Agraciado com o prêmio especial “Hors Concours” no XXV Concurso Nacional de Piano Souza Lima, pela primeira vez outorgado neste certame, é detentor de 20 prêmios em concursos de piano, dentre os quais se destacam o prestigioso Prêmio Antena 2 na XXII Semana Internacional de Piano de Óbidos (Portugal); o 1º lugar no I Concurso Nacional de Piano da UFRJ; o 1º lugar no VI Concurso Nacional de Piano Lorenzo Fernandez . Atualmente cursa o Bacharelado em Piano na Universidade Federal do Rio de Janeiro, na classe do professor Luiz Senise. Participou de importantes festivais de música e de masterclasses ministradas por renomados pianistas, como Paul Badura-Skoda, Boris Berman, Josep Colom e Björn Lehmann – na Europa-, e Nikolai Lugansky, Ricardo Castro, Sofya Gulyak, Michael Uhde - no Brasil. Apresentou-se em recital transmitido ao vivo pela Rádio MEC FM, e gravou para o programa Partituras, da TV Brasil. Como solista, atuou em concertos com a Orquestra Sinfônica Brasileira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Sinfônica da UFRJ e Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás. Tem se apresentado com frequência em diversos estados do Brasil, bem como em recitais na Itália, França, Portugal e Áustria.

Criado em 08/11/2018 - 13:55 - Episódio Marco Catto (viola) e Rafael Ruiz (piano)

Mais do programa