Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça mais do Festival Romanesque Summer

Nesta segunda parte do programa, uma seleção de obras escritas há mais de um milênio, e a obra “Et Lux”, do compositor contemporâneo Wolfgang Rihm

Concertos Deutsche Welle

No AR em 11/11/2017 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (11) segue com a edição mais recente do Festival Romanesque Summer, em Colônia, que teve o tema luz.

Um artista que pode afirmar ter trazido a música para a luz é Stefan Morent, que apresenta uma seleção de obras escritas há mais de um milênio em fragmentos de parturidas escritas à mão, nunca antes ouvidas. Essas peças são descobrimentos recentes e algumas delas serão apresentadas pela primeira vez no programa.

Ouça a Rádio MEC FM no player abaixo:

 

Após a Reforma, muitos mosteiros foram dissolvidos e as canções, que eram cantadas lá por monges, foram perdidas, mas não todas. Alguns pergaminhos foram reciclados em outros livros e Stefan Morent e sua equipe tem trabalhado duro para tentar reunir esses pedaços e transformá-los em composições apresentáveis. 

Além destas partituras resgatadas, o programa apresenta também uma obra de 2009 do compositor alemão Wolfgang Rihm, intitulada “Et Lux” (E a luz). A música combina as técnicas usadas na época da Renascença com a música contemporânea. O resultado parece atemporal, sugerindo algo eterno e dando uma impressão de que o tempo parou.

Não perca! Concertos Deutsche Welle é neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 08/11/2017 - 20:14 - Episódio Concertos Deutsche Welle 11/11/2017

Mais do programa