Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Concertos Deutsche Welle destaca a obra “Sheherazade”, de Rimsky-Korsakov

Confira, o programa, a edição mais recente do Beethovenfest, com a Mariinsky Theater Orchestra e o condutor Valery Gergiev.

Concertos Deutsche Welle

No AR em 16/12/2017 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (16) segue com a edição mais recente do Beethovenfest, de Bonn, com a apresentação da Mariinsky Theater Orchestra e seu condutor Valery Gergiev.

Este programa contou com a presença de um dos maestros mais requisitados. Gergiev não trabalha apenas com a Mariinsky Theater Orchestra de São Petersburgo, ele é também o principal condutor da Filarmônica de Munique e mantém uma relação longa com a Filarmônica de Rotterdam e a Sinfônica de Londres.

O compositor em destaque, Nikolai Rimsky-Korsakov, nasceu numa cidade perto de São Petersburgo. Ele foi um professor de composição durante décadas e morreu na cidade de Vetshasha, perto de São Petersburgo, onde ele é lembrado num pequeno museu na sua antiga casa perto do lago. Portanto, Rimsky é associado a esta cidade e seu poema sinfônico, "Sheherazade", foi tocado pela primeira vez lá.

A obra fala da história do “Conto das Arábias”, onde um príncipe, uma vez traído pelo amor, busca vingança com qualquer mulher que ele conhece, até conhecer Sheherazade, que consegue mantê-lo distraído noite após noite com a contagiante forma de contar histórias. Korsakov retrata a jovem mulher com uma melodia de violino e harpa, e o príncipe é descrito com o uso pesado das cordas e toda orquestra. E, claro, podemos ouvir as histórias de Sheherazade: O mar e o navio de Simbad; O jovem príncipe e a jovem princesa; e Festa em Bagdá.

Confira, ao vivo, na MEC FM Rio.

 

Ouça esta obra de Korsakov com o maestro Valery Gergiev liderando a Mariinsky Theater Orchestra no Concertos Deutsche Welle, que vai ao ar todo sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 11/12/2017 - 16:12 - Episódio Concertos Deutsche Welle 16/12/2017

Mais do programa