Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça um programa inteiramente dedicado a Beethoven, no Concertos Deutsche Welle

Confira a performance do pianista Kristian Bezuidenhout e a Le Concert Olympique, sob a direção musical de Jan Caeyers, na edição mais recente do Beethovenfest

Concertos Deutsche Welle

No AR em 14/04/2018 - 17:00

Em 1803, o Theater An der Wien foi palco de uma maratona de Beethoven. O condutor e biógrafo de Beethoven, Jan Caeyers, recriou o evento na mais recente edição do Beethovenfest, em Bonn, que será apresentada no Concertos Deutsche Welle deste sábado (14).

Quando Ludwig van Beethoven percebeu que estava ficando surdo, ele decidiu focar na composição, e para provar que ainda conseguia compor, organizou um concerto no dia 05 de abril de 1803. Jan Caeyers diz que esse foi um momento decisivo na vida do compositor. Publicada em 2009, a biografia de Beethoven escrita por Jan Caeyers vendeu particularmente bem na Bélgica. Após escrever, ele fundou sua própria orquestra inspirada em Beethoven e deu o nome de Le Concert Olympique, que se reúne três vezes ao ano. Nesse concerto no Beethovenfest, eles contaram com a participação do pianista australiano Kristian Bezuidenhout, que tem uma maneira peculiar de tocar. Antes de cada performance, Bezuidenhout tenta atingir uma postura mental diferente, assim ele não sabe o que esperar e improvisa as notas musicais, imaginando o que Beethoven faria naquele momento.

Concertos Deutsche Welle deste sábado, às 17h, na MEC FM Rio.

Mais do programa