Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ouça a segunda parte do festival Heidelberg Spring, no Concertos Deutsche Welle

No programa, o destaque para as obras de Bartok e Haydn

Concertos Deutsche Welle

No AR em 20/10/2018 - 17:00

A Europa é um continente de muitos povos. E assim como em outras partes do mundo, percebe-se o ressurgimento do nacionalismo. O Concertos Deutsche Welle deste sábado (20) traz dois compositores importantes que refletem a música tipicamente europeia de seus respectivos tempos: Franz Joseph Haydn e Bela Bartok.

Confira acima como suas músicas enriqueciam todas as partes do continente. 

Bela Bartok escreveu suas “Danças Romenas para piano” em 1915 e as orquestrou dois anos depois. O compositor sempre foi um representante da diversidade musical. Ele não só buscava suas raízes musicais, como pesquisava a fundo a música de outros povos. Uma pequena amostra do que Béla Bártok ouviu durante as suas viagens etno-musicais são estas "Danças Romenas", apresentadas no programa.

O Heidelberg Spring é um dos festivais musicais mais recentes da Alemanha, fundado em 1997. São cerca de cem eventos que atraem 40 mil visitantes a cada temporada. O festival traz inúmeros concertos, além da academia, onde se aprende composição, música de câmara, música de arte e jornalismo musical. "É um lugar onde os organizadores sempre procuram novas formas de trazer a música ao povo", diz Michael Gassmann, organizador artístico do festival.

Outro protagonista deste evento foi Franz Joseph Haydn. Assim como Bartok, Haydn também achou que suas viagens poderiam ser estimulantes artisticamente. Dizem que sua brilhante e alegre "Sinfonia Nº 96" foi a primeira que ele escreveu para um público em Londres. As obras de Haynd e Bartok são apresentadas neste festival pela Orquestra de Câmara Mahler, sob a regência de François-Xavier Roth.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar todo sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 19/10/2018 - 10:24

Mais do programa