Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

A Sinfonia número 2, de Sibelius, é o destaque do Concertos Deutsche Welle deste sábado.

No concerto de comemoração dos 70 anos de aniversário da Orquestra Sinfônica WDR, Colônia, ouça esta grandiosa obra de Sibelius na regência de Jukka-Pekka Saraste

Concertos Deutsche Welle

No AR em 01/12/2018 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (01) segue com a comemoração do septuagésimo aniversário da Orquestra Sinfônica WDR de Colônia. Nesta edição, o destaque será para a Segunda Sinfonia, de Jean Sibelius, concerto gravado em abril deste ano na Filarmônica de Colônia

Vamos retornar ao ano de 1947, dois anos após o fim da Segunda Guerra Mundial. A cidade de Colônia está em ruínas, mas olhando para frente. Uma nova orquestra foi organizada pela Rádio da Alemanha Ocidental em Colônia, na área ocupada pelos Britânicos. Conduzida e organizada de forma descuidada por Leo Isold, o grupo começou com trabalhos leves, reunindo qualquer músico que pudesse ser encontrado.

Na véspera do ano novo de 1948, veio o primeiro concerto transmitido ao vivo com obras de Mozart, Brahms e Beethoven. E assim nasce a Orquestra Sinfônica da WDR de Colônia. Para marcar a ruptura com a política de um estado ditatorial, novas músicas foram encorajadas e promovidas abertamente, unidas aos clássicos que preenchiam a programação da rádio. Com o passar dos anos, as orquestras mudaram o foco para concertos ao vivo no lugar de gravações em estúdio.

Em 2019, a Orquestra Sinfônica da WDR terá o seu novo maestro principal, Cristian Măcelaru, da Romênia. Mas, neste concerto, é o atual maestro Jukka-Pekka Saraste que encanta o público na Filarmônica de Colônia com a apresentação da Segunda Sinfonia, de Sibelius.

 

Ouça no player abaixo:


O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM

 

Criado em 30/11/2018 - 10:44 - Episódio Concertos Deutsche Welle 01-12-18

Mais do programa