Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o Festival Dias de Música Antiga, de Herne, no Concertos Deutsche Welle

No programa, obras baseadas nos sete pecados capitais, de Heinrich Schütz, Heinrich Ignaz Franz Biber, Alessandro Stradella, e muito mais.

Concertos Deutsche Welle

No AR em 25/05/2019 - 17:00

O Concertos Deutsche deste sábado (25) e da próxima semana traz tudo o que aconteceu na edição de 2018 do Festival Dias de Música Antiga, de Herne, na Alemanha.

Você caiu em alguma tentação hoje? Não resistiu ao chocolate ou invejou a grama do seu vizinho? Inveja e gula são dois dos Sete Pecados Capitais, uma lista emitida oficialmente no século XVI pelo Papa Gregório I e que, como tudo mais neste mundo, encontraram sua expressão na música. Esta edição do Festival Dias de Música Antiga, em Herne, explorou como os compositores lidaram com essas falhas humanas.

O programa destaca obras de Heinrich Schütz, Heinrich Ignaz Franz Biber, Alessandro Stradella, entre outros, incluindo o famoso manuscrito medieval Carmina Burana, uma coleção de textos de 1230 que apareceu nas canções de poetas errantes. Na canção "Dic Christi veritas", o poeta parisiense Philipp Chancellor efatiza o pecado da ganância. Explorar os pobres sempre foi uma prática comum para príncipes, duques, reis e diversos outros governantes ao longo dos séculos. E para os líderes religiosos também. Neste manuscrito de Chancellor, ele questiona: "Onde Cristo vive? No vale das visões ou no Palácio do Papa em Roma? A verdade é suprimida lá", diz ele, e "se você alcançar o Tribunal papal, você só o faz depois de ter dado a sua última moeda".

Confira esta e mais obras inspiradas nos pecados capitais no Caderno de Música. Sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 23/05/2019 - 20:32 - Episódio Concertos Deutsche Welle 25-05-2019

Mais do programa