Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira o Festival Dias de Música Antiga, de Herne, edição 2018

Concertos Deutsche Welle traz a edição mais recente deste festival, com obras inspiradas nos Sete Pecados Capitais

Concertos Deutsche Welle

No AR em 01/06/2019 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (01) traz mais do Festival Dias de Música Antiga, de Herne. Nesta edição mais recente, que ocorreu em novembro de 2018, o tema central focou nos Sete Pecados Capitais. O evento foi gravado pela Rádio do Sudoeste Alemão em 10 de novembro de 2018.

Ouça no player acima.

O primeiro pecado capital que será representado nesta segunda parte do festival é a Gula. O compositor Gioachino Rossini era conhecido por esse defeito e, segundo o que dizem, ele absorvia mais calorias do que precisava para sobreviver. Inclusive, ele comemorou esse fato em algumas das peças de piano que escreveu em seus últimos anos, incluindo uma homenagem ao rabanete ou variações na manteiga. Em seu recital em Herne, o pianista Stefan Irmer serviu um cardápio musical misto deste compositor.

Outra transgressão mortal, a inveja, tem a ver com a pergunta: "Quem é o melhor?". Muitas vezes a resposta pode vir através de uma competição amigável. Mas em outras ocasiões, é uma questão de fazer o adversário parecer ruim. Um compositor que certamente não foi afetado por este tipo de intriga foi Johann Sebastian Bach. Provavelmente para sua grande decepção, certa vez ele teve que executar sua “Fantasia Cromática” sem nenhum oponente. Reza a lenda que, quando o músico Louis Marchand ouviu Bach tocar esta obra, ele ficou com medo e fugiu da cidade em vez de enfrentar a competição. Essa obra foi apresentada durante o festival pelo cravista Johannes Keller.

E, por último, a preguiça foi uma qualidade injustamente atribuída no século XVII aos Lazzari ou aos Lazzaroni, um setor da sociedade de classe baixa de Nápolis, em grande parte migrantes, que não tinham lar ou trabalho fixo, mas se davam com atividades consideradas pouco tradicionais, apresentando uma espécie de contra-cultura. Os Lazzari tinham sua própria música, às vezes política, às vezes poética, e em outras vezes prestando tributo ao outro sexo. Em um estereótipo pouco atraente, muitos norte-europeus tradicionalmente consideram os europeus do sul preguiçosos, mas o quadro que emerge nesta antiga música de rua de Nápoles é dos pobres e despossuídos. Uma seleção de obras dos Lazzari foi interpretada pelo cantor Pino de Vittorio, e o conjunto Laboratorio 600.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM

Criado em 30/05/2019 - 16:37 - Episódio Concertos Deutsche Welle 01-06-2019

Mais do programa