Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Festival Haydn, no Concertos Deutsche Welle

No programa, obras de compositores contemporâneos a Haydn, com destaque para o raro Concerto para Mandolim e Cordas, de Johann Andreas Kauchlitz

Concertos Deutsche Welle

No AR em 29/06/2019 - 17:00

"Amado pela Nação" foi como o Diário de Viena descreveu Joseph Haydn em 1766. Nesta época, Haydn estava no topo. No entanto, ele era apenas a ponta do iceberg, já que a música vienense estava repleta de grandes compositores não tão conhecidos. É o caso de Johann Andreas Kauchlitz e Giovanni Hoffmann, cujas obras foram apresentadas na edição mais recente do Festival Haydn, que será apresentado no Concertos Deutsche Welle deste sábado (29).

Um festival de dez dias dedicado ao Papa Haydn, com o esplêndido Concerto Köln como orquestra residente. O evento acontece anualmente no ornamentado Palácio Augustusburg em Brühl. O local, que já foi residência de verão dos príncipes-bispos de Colônia, possui os estilos barroco e rococó e está na lista de patrimônios mundiais da UNESCO.

Entre as obras apresentadas no festival, temos três sinfonias, uma abertura de ópera e duas obras para o mandolim. Nesta primeira parte que será apresentada no programa, o destaque foi para um compositor contemporâneo a Haydn que poucos já ouviram falar, mas que possuiu uma obra bastante significativa no cenário musical clássico. O nome dele é Johann Andreas Kauchlitz. Nascido por volta de 1740, na Boêmia, ele foi cravista na orquestra da corte real da Holanda, mas também voltou sua atenção para um instrumento que era popular em seu tempo, o mandolin. Em particular, o mandolin barroco, que se parece com um alaúde em miniatura, com cordas que são apenas cerca de um pé de comprimento. Um instrumento bem minúsculo, mas que foi usado à frente de uma orquestra de câmara inteira neste festival.

Não perca! O Concertos Deutsche Welle vai ao ar sábado, às 17h, na MEC FM.

Ouça ao vivo pelo player abaixo:

Criado em 28/06/2019 - 10:35 - Episódio Concertos Deutsche Welle 29-06-2019

Mais do programa