Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Confira mais uma apresentação do Beethovenfest no Concertos Deutsche Welle

No programa, músicas de compositores que influenciaram o estilo de Beethoven, com destaque para o Réquiem, de Andrea Luca Luchesi

Concertos Deutsche Welle

No AR em 03/08/2019 - 17:00

Um compositor como Ludwig van Beethoven se sobressai junto aos outros. Mas, mesmo sendo esse gênio singular, ele não surgiu do nada. O Concertos Deutsche Welle deste sábado (03) e das próximas semanas traz mais uma edição do Beethovenfest, em Bonn, e mostra qual era o tipo de música que estava presente na vida de Beethoven e como seria o ambiente musical que ficou na memória deste grande nome da música universal.

Ouça no player acima.

Para esta edição do programa, ouça um réquiem do compositor italiano do Período Clássico, Andrea Luca Luchesi, que foi o diretor de uma orquestra que Beethoven tocou quando era mais novo. Bonn, lugar onde Beethoven nasceu, possuía todos os ingredientes para fazer um grande compositor. A cidade recebeu influências de várias partes da Europa e Beethoven teve a oportunidade de aprender diversos estilos antes de partir para Viena.

Você já imaginou como seria o jovem Ludwig tocando viola na orquestra da corte em Bonn e o que ele teria tocado? É muito provável que entre o repertório da orquestra estivesse um importante Réquiem de Andrea Luca Luchesi. Este compositor italiano chegou a Bonn em 1774 e sucedeu o avô de Beethoven como diretor da orquestra. Apesar de ter sido um revolucionário e, muitas vezes, se negar a seguir os padrões musicais de sua época, Beethoven pode ter absorvido muito da arte de seu mestre Luchesi e de outros com quem conviveu.

Confira, então, este Requiem de Luchesi no Concertos Deutsche Welle, que vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Tags:  Beethoven

Criado em 02/08/2019 - 14:04 - Episódio Concertos Deutsche Welle 03-08-2019

Mais do programa