Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Robert Schumann é o destaque do Concertos Deutsche Welle deste sábado

Confira apresentação com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim, o regente convidado Dima Slobodeniouk e a violinista solo Carolin Widmann

Concertos Deutsche Welle

No AR em 24/08/2019 - 17:00

Das trevas à luz. Essa descrição se aplica muito bem ao Concerto para violino de Schumann, obra de destaque no Concertos Deutsche Welle deste sábado (24). O programa traz uma apresentação com a Orquestra Sinfônica da Rádio de Berlim, o regente convidado Dima Slobodeniouk e a violinista solo Carolin Widmann. 

Com alguns compositores, como Mozart ou Bach, não há muita conexão entre os detalhes de suas biografias e a música que eles escreveram. Com Schumann, porém, essa conexão é bastante forte, principalmente em seu concerto para violino. Ofuscado pela saúde em declínio do compositor, este trabalho ficou oculto por décadas, primeiro por sua viúva, mais tarde por sua filha.

Na verdade, tanto os parentes, quanto amigos próximos de Schumann, incluindo Johannes Brahms, temiam que essa obra queimasse a reputação de Schumann, que a escreveu durante um período de angústia e declínio mental e emocional. A peça acabou na Biblioteca do Estado da Prússia e, na década de 1930, um jovem violinista americano chamado Yehudi Menuhin pediu a liberação do concerto. O Concerto para violino de Schumann teve sua primeira apresentação em Berlim, em 26 de novembro de 1937, com o violinista Georg Kulenkamp, e finalmente lançou a última grande obra de Schumann para o mundo, hoje tida como uma de suas principais obras-primas. 

Além desta obra de Schumann, o programa traz também “Sete Fragmentos em memória de Robert Schumann”, de Aribert Reimann, e sétima fantasia para violino, de Telemann.

Ouça no player acima.

Concertos Deutsche Welle vai ao ar no sábado, às 17h, na MEC FM.

Tags:  Schumann

Criado em 23/08/2019 - 12:39

Mais do programa