Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Kirill Petrenko e Filarmônica de Berlim, no Concertos Deutsche Welle

Programa traz a estreia de Petrenko como o novo maestro principal da Filarmônica de Berlim, com obras de Alban Berg, Tchaikovsky e Mozart

Concertos Deutsche Welle

No AR em 11/01/2020 - 17:00

O Concertos Deutsche Welle deste sábado (11) traz estreia de Kirill Petrenko como o novo maestro principal da Filarmônica de Berlim. 

Ouça no player acima.

Em 2015, Kirill Petrenko foi eleito maestro principal da Filarmônica de Berlim, a única grande orquestra do mundo na qual os músicos elegem seu chefe. Este austríaco de 47 anos, nascido na Sibéria, é o sétimo maestro principal nos 137 anos de história da orquestra. Isso significa que cada maestro teve uma longa trajetória com o grupo. 

A Filarmônica de Berlim recebeu personalidades muito diferentes entre seus principais regentes, o último sendo ninguém menos do que Simon Rattle, que ficou no posto até 2018. Portanto, a primeira pergunta que todos pensam neste momento é: para onde vai a Filarmônica de Berlim agora? O principal desejo do novo maestro Kirill Petrenko é que todos os 125 músicos, vindos de 28 países diferentes, com suas diversas tradições e culturas, coloquem suas características particulares em repertórios considerados universais, como as obras clássicas e românticas de compositores austríacos e alemães, como Mozart, Beethoven, Schubert, Brahms e Mendelssohn. 

Petrenko cresceu na Sibéria e emigrou para a Áustria quando jovem, e essa tradição germano-austríaca definitivamente entrou em sua corrente sanguínea. No seu concerto de estreia, que ocorreu em agosto de 2019, Petrenko incluiu obras de Alban Berg, Tchaikovsky, Beethoven e Mozart.

O Concertos Deutsche Welle vai ao ar neste sábado, às 17h, na MEC FM.

Criado em 10/01/2020 - 14:56

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique

Mais do programa