Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Ninfa Parreiras e Graça Lima no Conversa com o Autor

Ninfa Parreiras e Graça Lima participaram no último sábado (20) do programa Conversa com o Autor, na MEC AM 800 kHz

Conversa com o Autor

No AR em 22/05/2017 - 15:11

Ninfa Parreiras e Graça Lima participaram no último sábado (20) do programa Conversa com o Autor. Conheça um pouco do currículo de cada escritora:

Ninfa Parreiras é de Itaúna, Minas Gerais, mora no Rio de Janeiro (RJ), onde trabalha em diferentes áreas com a palavra e os sentimentos: a literatura e a psicanálise. Mestre em Literatura Comparada (USP) e graduada em Letras e Psicologia (PUC-Rio), participou de cursos de especialização em Literatura Infantil e Juvenil (RJ e SP). Foi pesquisadora da Biblioteca Internacional da Juventude de Munique, Alemanha (O desamparo na literatura). Desenvolve pesquisas literárias e trabalha com uma clínica de atendimentos em psicanálise. É membro da Sociedade de Psicanálise Iracy Doyle (SPID). Trabalha como professora de literatura e de criação literária (oficinas), consultora literária, editora de livros, escritora e psicanalista. Entre muitas publicações, tem como livros mais recentes o infantil "Um mar de gente", o juvenil "Histórias d’além mar" e as coletâneas de contos "Mapas literários: um Rio de histórias e também Miudezas".

Graça Lima é formada em Comunicação Visual pela Escola de Belas-Artes da UFRJ e mestra em Design pela PUC-RJ. Trabalha com design gráfico desde 1985, já ilustrou mais de 100 livros, aqui e no exterior, e ganhou vários prêmios. Entre eles os da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ): Prêmio Luis Jardim, Prêmio Malba Tahan, Prêmio O Melhor para o Jovem e muitos  Altamente Recomendável. Foi finalista do Jabuti, prêmio da Câmara Brasileira do Livro, recebendo sete vezes a premiação principal na categoria ilustração em 1982 e 1984. Fora do Brasil, recebeu quatro vezes a menção White Ravens, da Biblioteca de Munique, na Alemanha. Alguns de seus trabalhos já viajaram por outros países e foram publicados em catálogos internacionais, como o de Ilustradores da Feira de Barcelona, na Espanha. Entre muitas obras, estão os livros "Noite de Cão", "O Sabiá e a Girafa", O Filho do Vento" e "Mundo Criado, Trabalho Dobrado".

Idealizado a partir de um projeto da Casa da Leitura, da Fundação Biblioteca Nacional, o programa Conversa com o Autor apresenta dois escritores a cada semana. A mediação do programa é da jornalista Katy Navarro, da Casa de Leitura. 

No próximo sábado (27), teremos as escritoras Helena Lima e Cecília Botana. Conversa com o Autor vai ao ar todo sábado, na MEC AM, às 12h10min.

Criado em 22/05/2017 - 15:20

Mais do programa