Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Países da ex-União Soviética lutam por vaga na Copa da Rússia em 2018

Boletim diário traz informações sobre a Copa do Mundo de 2018

Assinar podcast

Copa do Mundo 2018

No AR em 04/10/2017 - 12:14

A antiga União Soviética dividiu-se em quinze repúblicas e todas participam da FIFA e disputam as eliminatórias da Copa do Mundo, exceto a Rússia, que por ser a sede da Copa de 2018, não precisa participar das eliminatórias.

Nenhuma das 14 repúblicas soviéticas garantiu ainda vaga para disputar a Copa 2018. As quatro repúblicas que jogam pela Ásia já estão fora, das dez da Europa só a Ucrânia ainda sonha com uma vaga.

A antiga Tchecoslováquia, que foi vice campeã em 34 e 62, dividiu-se em República Checa e Eslovaquia. A República Tcheca não tem mais chance de garantir uma vaga; mas a Eslováquia tem chance de ir para a repescagem no grupo onde a Inglaterra é a favorita para a vaga direta.

A antiga Iugoslávia se dividiu em 6 países: Servia, Montenegro, Bósnia, Eslovênia, Macedônia e Croácia. A Sérvia lidera o seu grupo e deve ganhar a vaga direta; Montenegro disputa com Polônia e Dinamarca, tanto na vaga direta como na repescagem. Eslovênia tenta a repescagem no grupo da Inglaterra. A Bósnia tenta uma vaga na repescagem no grupo onde a Belgica já se classificou. E a Croácia lidera o grupo que tem Islândia, Turquia e Ucrânia. Dentre os seis países, apenas a Macedônia está fora do páreo.

Cerimônia de lançamento do Troféu da Copa do Mundo da FIFA na Rússia 2018

Falando em curiosidades: o Reino Unido formado por Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte e País de Gales só conseguiu estar presente com todos os países numa mesma Copa em 1966. Em 2018 parece que não será diferente, a Inglaterra está a um passo da classificação direta, no entanto, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte tentam vagas na repescagem.

Uma curisidade sobre os últimos campeões: a Alemanha. O país participou das Copas de 1934 e 1938. Quando voltou a participar, em 1954, estava dividida e era representada pela Alemanha Ocidental. A parte oriental conseguiu participar só em 1974. Desde 1994 a Alemanha reunificada participa da Copa. Dos quatro títulos mundiais três foram como Alemanha Ocidental, 1954,1974, 1990. Como Alemanha unificada só em 2014.

 

Mais do programa