Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Sorteio da Fifa vai definir grupos da Copa do Mundo nesta sexta

Em Moscou, Fifa realiza sorteio que define os adversários da fase de grupos da Copa do Mundo nesta sexta-feira (1º)

Assinar podcast
No AR em 30/11/2017 - 18:25

Tudo pronto para o sorteio dos grupos da fase final da Copa do Mundo.

 

Nesta sexta-feira (1º), às 13h horário de Brasília (18h em Moscou), começa a solenidade que vai definir os oito grupos da primeira etapa da Copa do Mundo. As rádios Nacional de Brasília e Nacional do Rio vão comentar os sorteios que serão realizados pela Fifa.

 

Serão oito grupos com quatro países em cada. Para cada grupo só podem ser sorteados no máximo, dois países europeus e apenas um país de cada uma das confederações restantes.

 

Os 32 países foram distribuídos em quatro potes com oito seleções em cada. A Rússia, como país-sede, se juntará aos sete melhores do ranking de outubro para formar o pote 1, com todos os cabeças de chave. Nesse pote tem uma bolinha de cor vermelha e outras sete de outra cor. A bola vermelha será a primeira a ser sorteada e nela tem o nome da Rússia, que vai ser a cabeça de chave do grupo A.

 

Em seguida as outras sete bolas vão sendo sorteadas formando os cabeças de chave dos grupos B, C, D, E, F, G, E H. Sempre nessa ordem.

 

Caso seja sorteada uma seleção que não possa ser colocada por causa das cláusulas previstas, de no máximo duas europeias e uma de cada confederação restante, a sorteada será deslocada para o grupo mais próximo até que atenda as exigências. Quando terminar o pote 1 passa-se para o pote 2 e assim por diante até o pote 4.

 

No pote 2 tem algumas restrições: Brasil e Argentina não podem receber em seus grupos Uruguai, Peru nem Colômbia. Com isto só restam cinco alternativas: México, Espanha, Inglaterra, Suíça e Croácia, velhos conhecidos de Copas anteriores.

 

O México fez parte do grupo do Brasil, em 1950, 1954, 1962 e 2014. A Espanha, em 1934, 1962, 1974 e 1986. A Inglaterra em 1958 e 1970. A Suíça em 1950. A Croácia, em 2006 e 2014.

 

O capitão do penta, Cafu, é um dos craques escolhidos para participar da cerimônia do sorteio das chaves. Cafu disputou quatro Copas, de 94 a 2006, é o único jogador a disputar três finais de Copa do Mundo, ganhando duas vezes. Fez 20 jogos de Copa, ganhando 16, empatando uma e perdendo três. Os outros craques do sorteio são o argentino Diego Maradona, os ingleses Gordon Banks e Gary Lineker, o espanhol Carles Puyol, o uruguaio Diego Forlan, o italiano Fabio Cannavaro, o francês Laurent Blanc, o russo Nikita Simonyan (91 anos). O alemão Miroslav Klose apresentará o Trofeu Fifa.

 

Criado em 30/11/2017 - 18:25