Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Copa do Mundo: descubra curiosidades sobre a competição

Boletim diário traz informações sobre a Copa do Mundo de 2018

Assinar podcast
No AR em 15/12/2017 - 11:39

A Fifa possui 213 associações afiliadas. Destas, apenas 76 já conseguiram participar de uma Copa do Mundo e duas, Panamá e Islândia, vão estrear em 2018 .

Uma associação não existe mais: é a Alemanha Oriental que disputou a Copa de 1974 e foi incorporada à Alemanha Ocidental formando a nova Alemanha.

As que se subdividiram tem suas herdeiras: a Rússia é a herdeira da União Soviética, a República Tcheca é a herdeira da Tchecoslováquia, a Sérvia é a herdeira da Iugoslávia.

Campeões

Só oito associações conseguiram ser campeãs do mundo nas 20 copas realizadas: Brasil com 5 títulos, Alemanha e Itália com 4, Argentina com 2, Uruguai com 2, Espanha, França e Inglaterra, uma vez cada.

Uruguai, Inglaterra só conseguiram ser campeões na época da Taça Jules Rimet. Argentina, França e Espanha só na disputa da Taça Fifa.

A Alemanha ganhou 3 vezes e seria dona da taça se o critério fosse o mesmo da época da Jules Rimet, quem ganhava três vezes ficava com a taça definitiva.

Brasil, Argentina e Itália conseguiram dois títulos da Taça Fifa. Ela tem espaço para colocação do nome do campeão até a Copa de 2038, depois disso terá que ser criada uma nova taça.

Jogos na Rússia

A FIFA alterou os horários de seis jogos da Copa do Rússia para combinar melhor com o fuso horário dos países envolvidos. Nenhuma destas alterações envolve o Brasil que vai estrear no domingo, dia 17 de junho, em Rostov contra a Suiça, às 15h. O segundo jogo no dia 22, sexta-feira, é contra a Costa Rica, em Saint Petersburg, às 9h. E o terceiro, no dia 27, em Moscou no estádio Spartak, às 15h, todos horários de Brasília.

 

Criado em 15/12/2017 - 11:39