Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Saiba que doenças podem estar relacionadas a deglutição

Fonoaudióloga fala mais sobre o assunto e ensina alguns exercícios para prevenção da disfagia no idoso

No AR em 02/05/2017 - 12:20

Ao envelhecer, a pessoa sofre naturalmente algumas perdas e a musculatura é uma delas. Isso pode causar alguns transtornos como dificuldade para engolir. Se o problema não for corrigido, pode levar o idoso à desnutrição. É o que alerta a fonoaudióloga Bivanete Araújo em entrevista à apresentadora Luiza Inez Villela. 

No programa Cotidiano desta sexta-feira (28), ela identica algumas doenças comuns à idade que exigiriam exercícios para fortalecer a musculatura. Entre os sinais, engasgos frequentes com líquidos, mudanças na consistência do alimento, diminuição do apetite e da frequência da intensidade da voz. A fonoaudióloga explica também a musculatura da gengiva e as alternativas para um tratamento adequado.

Ainda segundo a Bivanete, 50% dos pacientes que chegam ao consultório têm dificuldade de deglutição. Por isso, é tão importante a prevenção com a ajuda de um especialista em disfagia. 

Saiba mais, no player acima, da entrevista. 

O Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 14h às 15h, na Rádio Nacional AM de Brasília. Apresentação: Luiza Inez Villela.

Criado em 02/05/2017 - 12:54