Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fim de Ano: Comidas diferentes e misturas novas podem provocar alergias

Alergias sérias podem levar à morte sem a pessoa saber, alerta médico

A pessoa pode ter alergia a um alimento sem saber e sem apresentar quadro de alergia. É que, nas primeiras vezes, o alimento vai sensibilizar o organismo, mas não vai provocar nenhum sintoma. Depois de três vezes ou mais, pode ocorrer um quadro grave. Ou seja, o quadro alérgico não se apresenta na primeira exposição ao que o provoca.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Cotidiano entrevistou o médico endocrinologista Fabiano Sandrini, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre os alimentos que podem apresentar maiores possibilidades de reações alérgicas e como as pessoas podem identificá-las. Além disso, ele destacou quais os cuidados que as pessoas deverão ter ao se deliciarem com as comidas e suas misturas, presentes principalmente nas festas de fim de ano.

 

Fabiano Sandrini citou como exemplo o chocolate, favorito nesta época do ano. Segundo ele, o que ocorre é que a reação alérgica não seja provocada pelo chocolate em si, mas sim, devido a alguma substância presente nele. Neste caso, Sandrini ressaltou que é preciso identificar o que realmente está fazendo mal à pessoa.

 

O médico endocrinologista contou que, na maioria dos casos, as pessoas não apresentam um quadro alérgico, com todos os sintomas. De acordo com ele, muitas delas já desenvolveram alergias, mas só têm os sintomas algum tempo depois.

 

Fabiano Sandrini destacou que é preciso estar atento para os sintomas de alergias causadas por alimentos. Estes podem se manifestar não somente em forma de vômitos ou diarreia, mas também através de tosse, rouquidão, coceiras, náuseas, entre outros.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui!

 

O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Luiza Inez.



Criado em 17/12/2014 - 20:11 e atualizado em 18/12/2014 - 09:47