Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Fim de Ano: com o aumento nas vendas, crescem também os golpes

Os principais golpes nesta época são os digitais, com mensagens de

O aumento nas vendas no fim de ano é muito comum no Brasil. Alguns estudos mostram que esse aumento acontece, em especial, nas vendas de eletrônicos, chegando a uma faixa entre 8% e 11%. Além disso, as compras pela internet também aumentam relativamente para as festividades.

 

Consequentemente, o crescimento das vendas incidem o crescimento dos golpes comerciais. Atualmente, os golpes vêm acontecendo, principalmente, por meio digital, onde os consumidores recebem mensagens de promoções enganosas para atrair a atenção.

 

Para falar sobre este assunto, o programa Cotidiano entrevistou o especialista em Segurança Digital e engenheiro de produtos em empresa especializada na área, Tiago Hipólito, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília como se prevenir destes golpes, muito comuns em datas próximas ao Natal e ao Revélllion.

 

Tiago Hipólito explicou que já é fato os golpistas se aproveitarem de eventos sazonais, como o Natal, para cometer os crimes. Segundo ele, por esta razão, é muito importante prestar atenção nas mensagens de vale-compras ou vale-presentes, nos cadastros para visitar sites, nos pedidos de doações, entre outras que pareçam verdadeiras.

 

O especialista em Segurança Digital ressaltou que o ideal é que, ao receber mensagens com propagandas ou promoções, o consumidor nunca assumir à primeira vista que aquele anúncio é verdadeiro. Para ele, antes de tomar qualquer atitude, é preciso entrar no site da loja ou instituição para verificar se o conteúdo é verídico.

 

Apesar de a pesquisa na internet ser muito útil nestes casos, Tiago Hipólito lembrou que a visita no site da empresa que mandou a mensagem promocional deve ser feita em outras páginas e navegadores na web, já que, acessando em uma só página, muitas vezes a mensagem, quando falsa, pode ser direcionada para um site clonado.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui!

 

O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Luíza Inez.



Criado em 18/12/2014 - 20:58 e atualizado em 19/12/2014 - 12:39