Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Projeto leva deficiente visual para pedalar em Brasília

A ação 'DV na Trilha' também incentiva o deficiente visual a

O Projeto 'DV na Trilha', ou 'Deficiente na Trilha', é uma ação social realizada voluntários e ciclistas de Brasília com o objetivo de levar deficientes visuais para pedalarem pelas avenidas da capital federal. No caso, o projeto fornece uma bicicleta grande, com dois lugares, chamada de Tandem, onde na frente vai o condutor e atrás o deficiente visual. Este último também ajuda na pedalada, já que o assento traseiro também vem com os pedais.

 

Para falar sobre a novidade, o programa Cotidiano conversou com a coordenadora do projeto, Simone Cocenza, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília como surgiu a ideia para promover a ação e quais os benefícios que o projeto pode trazer para as pessoas que possuem a deficiência visual.

 

Simone Cocenza explicou que o deficiente visual, que está atrás, é um supervencedor, pois já superou muitas dificuldades. Por outro lado, o condutor é uma pessoa que está doando o seu tempo para fazer uma ação solidária. Segundo ela, desta forma, ambos saem ganhando com a atitude, já que os dois cativam uma amizade e, de quebra, dividem as suas alegrias.

 

A coordenadora do Projeto 'DV na Trilha' contou, ainda, que o mais interessante da atitude é a possibilidade de os deficientes visuais poderem participar de trilhas e competições. Para ela, competir aumenta a auto-estima e proporciona uma maior qualidade de vida aos ciclistas, principalmente com relação à saúde.

 

Cocenza destacou que, a partir do projeto, os deficientes visuais estão tendo a oportunidade de fazer as chamadas cicloviagens, onde foram visitados lugares como Pirenópolis, Parati, Rio de Janeiro, entre outras localidades. Além disso, Simone lembrou que as viagens abrem espaço para os ciclistas mostrarem seus talentos. Inclusive, um dos participantes do Projeto 'DV na Trilha' faz parte, atualmente, da Seleção Brasileira Paraolímpica.

 

Confira a íntegra da entrevista aqui e conheça mais sobre o Projeto 'DV na Trilha'!

 

O programa Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Luíza Inez.



Criado em 18/12/2014 - 21:19 e atualizado em 19/12/2014 - 10:05