Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe como conjugar o plural de palavras compostas? Confira!

Verbo, Preposição, pontuação, plural de palavras compostas e outras

No quadro "É Assim Que se Fala" do programa Cotidiano desta segunda-feira (23), a professora Dad Squarisi responde a dúvidas de ouvintes. A primeira dúvida é de Leandro Martins. Ele quer saber como é a formação do plural de palavras compostas como guarda-chuva, meio-fio, meia-noite, azul marinho e posto de saúde. De acordo com a professora  o plural de palavras compostas obedece a diversas regras.

 

Confira também: Você sabe a diferença entre o uso de " em vez de" e "ao invés de"?

 

Dad explica que no caso da palavra guarda-chuva, ela é formada por um verbo e um substantivo. "Então quando temos verbo mais substantivo, o verbo se mantem invariável e o resto vai para o plural. Exemplo: guarda-chuvas, porta-malas, puxa-sacos". Já o composto meio-fio é formado por meio, um numeral mais fio, então os dois vão para o plural: meios-fios, meios-dias, meias-noites.

 

Para a palavra composta posto de saúde, um substantivo ligado a outro substantivo por uma preoposição. Então somente o primeiro se flexiona: postos de saúde, dores de cotovelo, mulas sem cabeça, gotas d'água.

 

Confira outras dicas de Português nesta entrevista ao quadro É Assim Que se Fala do Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 23/03/2015 - 20:24 e atualizado em 23/03/2015 - 17:25