Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Tuberculose ainda é um dos prinicpais problemas de saúde pública no país

Desinformação, dificuldades em aderir ao tratamento e a resistência

A tuberculose é a segunda doença infecciosa que mais mata no mundo, ficando atrás somente da infecção pelo HIV. A tuberculose pulmonar é a forma mais comum da doença, mas ela também pode atacar o sistema nervoso central, as meninges, ou meningite por tuberculose, o intestino e os rins.

 

Confira também: Confirmada a primeira morte por dengue no interior do MT neste ano

 

A doença é transmitida pelo ar, em locais com aglomerações e a falta de luminosidade. O bacilo que transmite a doença é rapidamente inativado pela exposição à radiação ultravioleta, a luz solar, por isso a importância da iluminação solar no ambiente.

 

Segundo o médico de Família e vice-presidente da Sociedade Brasileira de Família e Comunidade, Daniel Knupp, a doença é contagiosoa mas não é de uma forma rápida e nem todas as formas de tuberculose são transmissíveis pelo ar. "Mesmo as pessoas que têm tuberculose nos pulmões não são todos que transmitem, por exemplo as crianças eliminam muito pouco os bacilos pela respiração", acrescenta.

 

Para o médico, o preconceito é um dos principais obstáculos na cura da tuberculose. Ele conta que muitas vezes as próprias pessoas que têm a doença ficam com vergonha de procurar os serviços médicos para o tratamento da doença.

 

Saiba mais sobre a tuberculose, sintomas, tratamento, medicações e os tipos, nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 24/03/2015 - 20:59 e atualizado em 24/03/2015 - 18:28