Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Obesidade na terceira idade é preocupante, alerta especialista

Problema da obesidade é causado por hábitos alimentares não saudáveis,

Dados do Ministério da Saúde revelam que 52% dos brasileiros estão acima do peso. Problema da obesidade é causado por hábitos alimentares não saudáveis, atingindo em especial pessoas na terceira idade. O excesso de peso entre os maiores de 60 anos é preocupante porque a pessoa perde qualidade de vida e aumenta o risco de morte. A nutricionista Laura Contin de Souza explica que é difícil perder peso na terceira idade porque há uma alteração muito grande do metabolismo e isso gera depósitos de gordura, principalmente no abdômen.

 

Ouça também:Endocrinologista alerta a população sobre os riscos da obesidade

 

De acordo com a nutricionista, quanto maior a circunferência abdominal, maiores os riscos cardíacos e para o idoso é ainda pior, porque começam a aparecer outras doenças relacionadas à idade, como pressão alta. O excesso de gordura corporal tem relação direta com o desempenho físico, instabilidade na postura, dor no joelho, queda e o simples caminhar, sem contar a perda de músculo.

 

A nutricionista lembra que depois dos 60 anos a necessidade nutricional é outra, porque precisa de uma dose a mais de vitamina C, por conta da flacidez, da falta de colágeno e falta da massa muscular. Mas adverte que a mudança de hábito tem que ocorrer, de forma gradativa, respeitando até as questões emocionais. "O profissional que cuida desse paciente deve ter muito cuidado", adverte.

 

Acompanhe as orientações da nutricionista sobre alimentação para pessoas idosas com excesso de peso, nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 24/04/2015 - 19:44 e atualizado em 24/04/2015 - 16:54