Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Dia Mundial da Voz é comemorado nesta quinta-feira (16)

Especialista dá dicas para que se mantenha a voz com todas as

A fonoaudióloga especializada em voz, Jane Quintanilha, explica que a voz é emitida por um aparelho fonador que envolve cordas e pregas vocais, língua, lábios, céu da boca, bochecha, nariz e até os dentes. E todos esses órgãos fazem o equilíbrio e tendo um deles descompensado já faz diferença na fala.

 

A voz é igual a impressão digital, porque ninguém tem a voz igual a de outra pessoa. Uma boa voz, com qualidade, bem articulada, tranquila, causa boa impressão e passa emoção. Se a pessoa fala com voz rouca, articulação fechada e sem falar certo, causa outra impressão para quem está ouvindo, ou seja, causa um ruído na comunicação.

 

O primeiro cuidado que a fonoaudióloga dá em relação a voz é pensar na saúde como um todo. Começa pela alimentação, se não for adequada ela produz refluxo gastroesofágico e produz um ácido que queima todo o sistema, do estômago até as pregas vocais e isto favorece o aparecimento de voz rouca e cansada. Muitas vezes, a rouquidão é causada pela alimentação inadequada, pelo estresse, cansaço ou noite mal dormida.

 

Saiba mais sobre como manter a qualidade da voz nesta entrevista ao programa Cotidiano.

 

Cotidiano vai ao ar de segunda a sexta-feira, às 14h, na Rádio Nacional de Brasília, com apresentação a jornalista Rejane Limaverde.



Criado em 16/04/2015 - 20:18 e atualizado em 16/04/2015 - 17:07