Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Exposição resgata a memória da presença feminina nos primeiros anos de Brasília

Memórias Femininas da Construção de Brasília está aberta no Salão

O objetivo da mostra Memórias Femininas da Construção de Brasília é resgatar a memória feminina durante a construção de Brasília. Mesmo tendo trabalhado muito na construção da cidade, as mulheres costumam ficar esquecidas nos estudos do início de Brasília. A  exposição faz parte do projeto Poeira e Batom que rendeu livro, filme, chás de memórias e desfiles e está aberta no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília, até 30 de maio, todos os dias, das 9h às 17h.

 

Segundo a curadora da mostra, Tânia Fontenele, a exposição tem um caráter importante, inclusive para os ouvintes do Rio de Janeiro (programa Cotidiano faz rede com a Rádio Nacional do Rio de Janeiro), porque muitas pessoas que viveram para a construção de Brasília foram transferidas do Rio. Com a colaboração dessas pessoas, em especial, as primeiras mulheres e suas famílias, foi feita uma reconstrução do cenário da casa, do mundo do trabalho e do lazer dessas mulheres.

 

Na mostra é possível rever o escritório da Novacap, o Hospital do IAPI, primeiro de Brasília, feito todo de madeira e uma incubadora. Além disso, há uma máquina de telefone  homenageando as telefonistas. Antes da inauguraçào de Brasília, no ano de 1958era complicado fazer uma ligação. Os visitantes também poderão ver imagens do DF retiradas das revistas Manchete, Cruzeiro, dos jornais e acervos pessoais.

 

Os organizadores prometem uma volta ao passado de uma Brasília toda em construção com seus personsagens vestidos com roupas da época, em um local cheio de terra que faltava água e energia elétrica.

 

Ouça essa entrevista especial sobre a exposição "Memórias Femininas da Construção de Brasília" no programa Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez, da Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 21/04/2015 - 16:35 e atualizado em 21/04/2015 - 15:55