Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Você sabe o plural de palavras compostas? Tire suas dúvidas de Português!

Pelas novas regras da orotografia, na grafia de palavras compostas, as

Pelas novas regras da orotografia, na grafia de palavras compostas, as letras iguais se separam e se usa o hifem. Por exemplo micro-ondas, então tem hifem, mas quando são letras diferentes, as palavras se juntam. Portanto, autoestima se escreve junto. Outra apalavra: autodidata, letras diferentes se juntam, não se usa hifem.

 


Confira também: Você sabe utilizar crase corretamente? Confira dicas de português no Cotidiano

 


A ouvinte Maria de Lourdes, de Cidade Acidental, no Entorno do DF, mandou a seguinte dúvida: "qual o plural da palavra artesão?". A professora Dad Squarisi explicou que o plural de artesão segue a regra da palavra mão, irmão e cidadão. Então o plural das palavras seriam: mãos, irmãos, cidadãos, artesãos.

 


Já o ouvinte Reginaldo, de Sobradinho, perguntou qual é a forma correta de falar "a moral" ou "o moral"? A professora explicou que existem as duas formas, mas o significado é diferente: por exemplo, quando se diz a moral da história é: toda fábula tem uma moral ou um ensinamento. Já o moral é o estado de espírito da pessoa. Quando a pessoa fica triste quando o time perde o jogo, então ele fica com o moral baixo. Já o time que ganha fica com o moral lá em cima.

 

Acompanhe as dicas de Portugês com a professora Dad Squarisi nesta entrevista ao programa Cotidiano, com a jornalista Rejane Limaverde, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 13/04/2015 - 19:10 e atualizado em 13/04/2015 - 16:06