Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Osteoporose: doença pode ser mais agressiva nos homens

A baixa do hormônio testosterona, abuso de álcool, cigarro e

A osteoporose é uma doença metabólica, sistêmica, que acomete todos os ossos. A prevalência da osteoporose, acompanhada da morbidade e mortalidade de suas fraturas, aumenta a cada ano. As mulheres são as mais atingidas pela doença. Porém, os homens não estão imunes ao risco.

 

Inclusive, a osteoporose pode ser mais agressiva no homem do que na mulher, já que o pico de massa óssea, ou seja, a reserva de osso, ocorre entre 18 e 40 anos, mais tarde do que no sexo feminino, quando o pico fica entre 14 e 30 anos.

 

Para falar sobre o assunto, o programa Cotidiano entrevistou o médico nuclear João Arratia, que falou aos ouvintes da Rádio Nacional de Brasília sobre o que pode causar a doença e porque ela pode ser mais agressiva aos homens do que às mulheres.

 

João Arratia explicou que o homem não é acostumado a fazer densitometria óssea. Ele faz isso apenas quando ocorre uma fratura ou tem algum problema, ao contrário da mulher, que desde a queda de hormônios, na menopausa, já é tradicional fazer os exames.

 

Confira outras edições do Cotidiano aqui

 

O médico contou que, atualmente, com o uso de substâncias químicas, como o álcool e o cigarro, até mesmo reposição hormonal que muitos homens fazem, o pico de incidência de osteoporose vem se aproximando dos números em relação à incidência nas mulheres.

 

“O abuso do álcool, o uso do cigarro, sedentarismo e o aumento de peso está relacionada à descalcificação dos ossos no sexo masculino”, destacou.

 

Segundo João Arratia, antes os homens começavam a desenvolver a doença na faixa dos 70 anos de idade. Hoje, muitos já procuram orientação médica aos 50.

 

Os sintomas da osteoporose nos homens se apresentam de forma diferente das mulheres. De acordo com o médico nuclear, os sintomas no sexo masculino são mais silenciosos, isso porque os homens têm uma constituição de massa muscular maior do que as mulheres.

 

Logo, não há muita dor e diminuição da altura, como acontece com o sexo feminino. Por isso, em geral, os homens são diagnosticados com a osteoporose após uma fratura, já ocasionada por conta da doença. Neste caso, a doença já está em nível agravado, já que não houve a apresentação de sintomas antes.

 

Confira a íntegra da entrevista nesta edição do Cotidiano e saiba mais sobre o assunto.

 

O programa vai ao ar de segunda a sexta, às 14 horas, na Rádio Nacional AM de Brasília, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A apresentação é de Rejane Limaverde.



Criado em 14/05/2015 - 13:28 e atualizado em 14/05/2015 - 11:22