Digite sua busca e aperte enter

Compartilhar:

Quedas na terceira idade são muito perigosas, e podem levar a complicações

Dados da OMS estimam que o número de lesões causadas por queda será

Queda em idosos são muito perigosas e levam à complicações com risco de morte.Dados da OMS estimam que o número de lesões causadas por queda será 100% mais altas em 2030 caso não sejam tomadas medidas preventivas. Sobre o assunto, o programa Cotidiano desta sexta-feira (29) conversou com a fisioterapeuta Caroline Gomes Ferreira.

 

Ela diz em todas as idades as pessoas estão sujeitas a cair, principalmente quando criança mas a diferença são as consequências em relação às faixas etárias. A população idosa, então, tem diversas consequências advindas de uma queda.

 

A fisioterapeuta diz que o ideal para evitar a queda é deixar o ambiente mais fácil para a circulaçaão, porque qualquer tropeço em um objeto ou escorregar, pode levar a uma fratura. Se o idoso estiver sozinho, cair e não conseguir se levantar, esse tempo no chão traz diversas consequências.

 

Caroline Gomes Ferreira lembra que as barras colocadas no box do banheiro são eficientes e oferecem segurança, porque o banheiro é o cômodo da casa onde o idoso mais cai, por causa do chão molhado. "A maioria das adaptações não precisam de recursos financeiros, é mais uma mudança de hábitos", avalia.

 

Ela lembra que existem estudos que apontam que são vários os fatores que levam à quedas, e que um conjunto de interveção como exercícios físicos que trabalham a força e o equilíbrio, que trabalham a parte cognitiva e da atenção, ajudam a prevenir a queda do idoso.

 

Saiba mais sobre a prevenção e os cuidados com o idoso, para evitar queda e as complicações disto que podem levar à morte, nesta entrevista ao Cotidiano, com a jornalista Luiza Inez Vilela, na Rádio Nacional de Brasília.



Criado em 29/05/2015 - 18:40 e atualizado em 29/05/2015 - 15:25